Vacinação deve começar ainda nesta semana em Candelária

Início deve ocorrer entre quarta e quinta-feira; primeiras doses devem ser destinas ao grupo prioritário

0

Após o anúncio do início da vacinação no Rio Grande do Sul feito pelo governador Eduardo Leite, na manhã desta segunda-feira (18), a expectativa se volta para quando as doses começarão a ser aplicadas em Candelária.

Conforme a vereadora Alexandra Bini (Progressistas),  na tribuna na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (18), ao entrar em contato com a secretaria de Saúde, declarou que recebeu informações de que o plano de ação está pronto e a aplicação das doses começará entre a quarta e quinta-feira desta semana.

Contudo, ainda não se sabe o número de doses que serão encaminhadas, nem quando exatamente a vacinação irá começar. Em um primeiro momento, as vacinas deverão ser aplicadas nas pessoas que estão incluídas nos grupos de risco da doença.

As vacinas devem chegar em todas 18 cidades-sede de coordenadorias regionais de saúde em até 24h, após a chegada em Porto Alegre. Isso pode ocorrer entre o final desta manhã e as primeiras horas da tarde de hoje.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas façam parte dessas populações no Estado.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here