2ª etapa de vacinação contra o sarampo inicia nesta segunda

Etapa é destinada aos jovens entre 20 e 29 anos, que não receberam a aplicação da primeira ou segunda dose da vacina, e se estende até o dia 30.

0
Primeira etapa bateu a meta esperada pela secretaria de Saúde. Foto: Divulgação/JC

A secretaria de Saúde de Candelária promove a partir da próxima segunda-feira (18), a 2ª etapa da Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo. Nesta etapa, a ação se volta à atualização das carteiras dos jovens entre 20 e 29 anos, que não receberam a aplicação da primeira ou segunda dose da vacina.

A campanha, que se estende até o dia 30, terá a aplicação das vacinas apenas Pam Central, de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Não existem fichas, e é feita de acordo com a ordem de chegada dos interessados em realizá-la.

A enfermeira responsável pelo setor de vacinas em Candelária, Franciele Schwantz Moraes, destaca que a comunidade tem atendido de forma bem satisfatória a campanha realizada no município. “Há bastante procura desde já, e com isso vamos aplicando as vacinas conforme as pessoas vão aparecendo, e isso tem sido algo bem positivo”, comenta.

Nesta etapa, também haverá um ‘Dia D’, que tem o objetivo de promover um dia voltado exclusivamente para a aplicação das vacinas no município. Ele ocorre no dia 30 de novembro, também no Pam Central . “Esperamos menos procura neste Dia D, pois este público específico já tem vindo até aqui nos procurar e isso já é uma coisa boa”, explica a enfermeira.

PRIMEIRA ETAPA
Na etapa inicial da campanha, voltada à crianças de seis meses à cinco anos de idade, foram aplicadas um total de 269 vacinas, atingindo um número de 110% da meta prevista para a campanha. “Ficamos bem felizes, pois já alcançamos uma boa cobertura de doses quantitativas para a população”, comemora.

Embora a campanha neste mês seja voltada para os jovens, as crianças entre seis meses e cinco anos podem ainda realizar a vacina, bem como os adultos de 30 a 49, que não receberam a dose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here