O criador do desenho “Bob Esponja Calça Quadrada”, Stephen Hillenburg, morreu nesta segunda-feira (26) na Califórnia, Estados Unidos. Ele tinha 57 anos e sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença que afeta o sistema nervoso e provoca a paralisia motora de forma progressiva e irreversível. Em março de 2017, o artista havia revelado publicamente que convivia com essa patologia.
Nos anos 80, Hillenburg se formou em biologia marinha e posteriormente ministrou na instituição de ensino Orange County Marine Institute. Devido ao interesse pelos animais marinhos e o gosto pela ilustração, ele passou a criar personagens e desenhos, entrando de vez no mundo artístico. Na década de 1990, ele foi diretor de criação da animação “A vida moderna de Rocko”, que teve duração de três anos.
Após o fim do programa, Stephen reuniu parte da equipe e idealizou o desenho Bob Esponja durante quase três anos. A grande estreia aconteceu no dia 1° de maio de 1999 na no canal Nickelodeon, emissora que o exibe até hoje. No Brasil, foi ao ar pela mesmo canal a partir do ano seguinte e e teve passagem marcante pela Rede Globo, dentro do extinto programa TV Globinho. Desde 2015, os direitos de veiculação pertencem ao SBT.