Aleitamento materno é tema de encontro regional

Enfermeiros, odontólogos e acadêmicos dessas áreas formaram a maioria da plateia

0
Equipe responsável pela realização do 3° Encontro Regional da Rede Cegonha

Candelária foi a sede do 3° Encontro Regional da Rede Cegonha. Realizado ao longo da última quarta-feira (14), o evento aconteceu no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic). Foi a primeira vez que a cidade recebeu a iniciativa, promovido por meio de uma parceria entre o Hospital Candelária e secretarias municipal e estadual de Saúde.

Em torno de 140 participantes vindos de municípios que fazem parte da 13° Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) estiveram presentes, além de outras cidades de fora da área de cobertura. A maioria era formada por profissionais da odontologia, enfermeiros e acadêmicos de ambas as áreas, embora fosse aberto ao público em geral.

Principais abordagens

Diversas palestras integraram a programação com atenção especial aos desafios do aleitamento materno, humanização na assistência ao parto e à importância de se manter uma boa higiene bucal durante a gestação. Todos os conferencistas são especialistas nos referidos assuntos. Os presentes realizaram perguntas sobre as abordagens e esclareceram as suas dúvidas.

A obstetra Andreia Bublitz explanou sobre os desafios do aleitamento e ressaltou que a intenção era reunir equipes para conscientizar sobre a importância desse ato para o desenvolvimento dos bebês. Mais do que isso, resgatar a confiança e a segurança das mães e futuras gestantes no que tange ao assunto, bem como orientar os profissionais sobre os procedimentos a serem adotados nesses tipos de casos.

Auditório da Acic ficou lotado na manhã da última quarta-feira (14)

Acadêmica de Enfermagem e moradora de Cachoeira do Sul, Jordane Marcielle salientou que deseja se especializar na obstetrícia, o que motivou a viagem em busca do conhecimento. Ela destaca que participa com frequência de eventos sobre o tema, inclusive fora do estado. Recentemente, a jovem esteve no Rio de Janeiro.

Segundo a enfermeira do Hospital Candelária e integrante da comissão organizadora, Fernanda Velfle, o objetivo do encontro foi a educação permanente do profissional, com especial atenção ao fortalecimento de sua formação. Ela destacou que a participação no encontro é de suma importância para que os trabalhadores da saúde estejam habilitados para prestar um serviço com maior qualidade.

Além de Fernanda Velfle, a comissão organizadora foi composta por Líria Reis, Luiza Dittberner, Lídia dos Santos, Jéssica Weirich, Júlia Gabe e Graziele Priebe. Todas são enfermeiras do Hospital Candelária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui