Lançamento da Expoagro Afubra teve ênfase na valorização do produtor

Na solenidade de lançamento, foi possível perceber uma prévia do que será a edição histórica da Expoagro Afubra

0
Evento contou com a presença de mais de 400 pessoas (Fotos: Junio Nunes e Cristiano Rosa)

Faltando 19 dias para o início da Expoagro Afubra 2020, nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, os organizadores da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar receberam mais de 400 convidados de cerca de 180 municípios para o ato de lançamento do evento. A cerimônia, seguida de almoço, no Parque de Exposições, na localidade de Rincão del Rey, Rio Pardo/RS, foi acompanhada por autoridades municipais, estaduais e nacionais, lideranças ligadas ao setor agropecuário e representantes da imprensa.

A importância do produtor rural foi ressaltada nos pronunciamentos das autoridades. Para o coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, o tema foi escolhido porque o objetivo principal da feira é promover a diversificação das propriedades fumicultoras. Ao apresentar resultados de pesquisa que mostraram que, nos 20 anos de Expoagro Afubra, a renda obtida com tabaco nas propriedades produtoras reduziu de 73% para 46%, ele disse que a diversificação proposta pela feira vem realmente acontecendo.

Ao lembrar fatos históricos da Expoagro Afubra, Dornelles contou que, em 2001, na primeira edição (com 64 expositores e 2 mil participantes), o evento foi resultado da prática dos dias de campo que já eram realizados pela Afubra. “Ao longo das feiras, fomos melhorando a estrutura para dar mais condições de conforto aos expositores e visitantes”, disse. “Assim, chegamos ao que é hoje, com mais de 430 expositores e 112 mil visitantes na edição do ano passado”, enfatizou agradecendo aos apoiadores e parceiros do evento.

O coordenador da feira lembrou ainda que a programação se estenderá por quatro dias (de 18 a 21 de março), um dia a mais em relação às edições anteriores, com atividades que aliarão as inovações e tecnologias para o campo à memória do evento e de sua entidade mantenedora. Entre os destaques deste ano, estão o aumento do Pavilhão da Agricultura familiar que vai abrigar 224 agroindústrias, e a criação da Arena de Inovação, que mostrará tecnologias e startups do agronegócio, para proporcionar um intercâmbio de inovação do agro em uma dinâmica diferente de interagir com os produtores que visitam o parque.

Por sua vez, o deputado Edson Brum, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, anunciou a realização da Audiência Pública do legislativo gaúcho como parte da programação da 20ª Expoagro Afubra, que vai tratar sobre irrigação. O evento, com a presença dos deputados estaduais, será dia 20 de março e terá como objetivo discutir políticas de irrigação para enfrentamento aos problemas das secas. “As estiagens afetam todo o setor rural gaúcho”, salientou. Brum também enfatizou a parceria da Assembleia com o setor produtivo de tabaco e chamou ao palco os demais oito deputados estaduais presentes ao evento. “O que tem de melhor produzido pela agricultura familiar está aqui na Expoagro Afubra”, finalizou.

Autoridades participaram do lançamento de mais uma edição da feira, em Rio Pardo

Por sua vez, o deputado federal Heitor Schuch, representante da Câmara dos Deputados, chamou a atenção para a importância da criação da Afubra, que completará 65 anos dia 21 de março. “É a Afubra que tem o seguro mútuo, uma mão amiga para amenizar os dramas nos casos de queima de estufa e granizo”, citou. Ele disse também que a Afubra é a entidade que agrega os parceiros para fazer a feira, evento com foco no agricultor: “homens e mulheres que não têm férias, mas têm fé, e fazem, a cada ano, uma nova safra”, salientou.

Ao se pronunciar, o secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Henrique Schwanke, falou do posicionamento federal diante do agro. Ele disse que o ano de 2019 foi marcado pela abertura de dezenas de mercados internacionais. “Hoje somos um competidor internacional importante na segurança alimentar do mundo e o dever do setor agropecuário olhar para dentro e garantir a sustentabilidade da agropecuária brasileira”, falou. Schwanke também salientou que neste ano ocorrerá a 9ª Conferência da Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e será primeira e será a primeira vez que o Brasil terá a presença de um ministério para defender o setor e não para falar mal da produção de tabaco, como ocorria em eventos anteriores.

E o prefeito de Rio Pardo, Rafael Reis Barros, disse que, ao acompanho desde 2001 o trabalho da Afubra na realização da Expoagro, percebeu a importância da feira para os produtores rurais. “Temos que investir em diversificação para ter agricultura forte, e agricultura forte significa bem estar para todos”, salientou o prefeito do município anfitrião.

Na solenidade de lançamento, foi possível perceber uma prévia do que será a edição histórica da Expoagro Afubra que, além dos 20 anos da feira, irá também celebrar os 65 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A decoração recebeu elementos relacionados ao tema principal da 20ª edição da feira: “Valorização do agricultor: do campo à cidade”. A ambientação teve produtos cultivados pelos agricultores, como plantas de tabaco e mudas de verduras, chás e temperos. Arranjos decorativos com mudas de plantas produzidas no Centro de Difusão Agropecuária (CDA) da Afubra ficaram à disposição para serem levados pelos convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui