551 eleitores já votaram na consulta popular em Candelária

Processo de votação segue até o dia 15 de dezembro para definir demandas contempladas com recursos do Estado

0

Em nova parcial da votação da consulta popular divulgada no final da tarde de quinta (2) pelo Estado, o Vale do Rio Pardo segue na liderança da votação da Consulta Popular 2021 com 6.812 votos contabilizados. Entre os 23 municípios da região, Candelária subiu para a terceira colocação com 551 votos, atrás de Santa Cruz do Sul com 834 e Encruzilhada do Sul com 598 votos.

O processo de votação começou em 22 de novembro. Instituída em 1998 pelo governo do Rio Grande do Sul, a Consulta Popular permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes. A verba é distribuída de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

A votação estava prevista para encerrar dia 30, mas foi prorrogada e segue até o dia 15 de dezembro. O pedido partiu do Fórum dos Coredes, que viu a necessidade de estender o prazo para que cada município atingisse o coeficiente mínimo – 2% do número de eleitores – para ser contemplado com os recursos da Consulta Popular.

COMO VOTAR

A votação pode ser feita através do aplicativo COLAB ou diretamente no site de Consulta Popular: http://bit.ly/consultapopular2021 . Para votar é preciso ser eleitor.

Para ampliar a segurança da votação na Consulta Popular, seja pelo aplicativo ou pelo site, o sistema criado para o pleito em 2021 ganhou uma nova camada de segurança, com exigência de informação do número do CPF, título de eleitor e data de nascimento. A iniciativa possibilita mais transparência nas votações e a lisura do pleito.

Após cadastro e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta de seu domicílio eleitoral, sendo selecionada aquela com maior número de votos.

Cédula de Votação

1 – Turismo: Ecoturismo – Trilhas ecológicas no Vale do Rio Pardo. A proposta envolve o mapeamento, abertura e sinalização de trilhas para fins de coturismo, caminhadas, ciclismo, etc.

2 – Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: Fortalecer e ampliar ações para produção primária de alimentos pela agricultura familiar. A proposta envolve a destinação de recursos para estruturação da Cooperativa dos Apicultores Familiares do Brasil (Copromel) como compra de materiais, equipamentos e capacitação dos produtores no Vale do Rio Pardo

3 – Turismo: Sinalização turística da malha viária do Vale do Rio Pardo. A proposta envolve aplicação de recursos na melhoria e ampliação da sinalização turística nas rodovias e acesso aos municípios na região do Vale do Rio Pardo.

4 – Desenvolvimento Econômico: Fundo Garantidor – RS GARANTI. Projeto voltado a constituir um Fundo de aval enquanto garantia em operações de crédito, especialmente de micros e pequenos empreendedores em municípios do Vale do Rio Pardo

5 – Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Econômico: Correção do solo A proposta envolve a destinação de recursos para implantação de práticas conservacionistas, aquisição de corretivos e adubo orgânico para recuperar a fertilidade do solo na região do Vale do Rio Pardo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here