Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deverão ser transportados por carros blindados em breve. Isso porque um edital está sendo preparado para licitar a compra de 14 veículos para o uso dos 11 ministros. O motivo seria a relevância que o tema da violência ganhou durante as eleições deste ano. Sendo assim, a área de segurança do órgão orientou a aquisição para garantir a segurança dos membros da Corte.
Vencerá a menor proposta , que será feita sob regime de pregão eletrônico. O teto do contrato é R$ 3,206 milhões, de acordo com os preços de mercado. Portanto, pode haver uma variação. Nesta semana, deve ser lançado o edital. O documento prevê a aquisição de carros sedã de grande porte, embora não haja preferência por marca.
É importante ressaltar que os ministros do STF somente utilizam carros blindados em viagens ao Rio de Janeiro e São Paulo, cidades consideradas mais violentas que Brasília. Nelas, já há veículos alugados e à prova de balas disponíveis para os magistrados.
O que também ajuda a explicar a compra dos veículos foram as ameaças que alguns magistrados sofreram ao longo do ano. Por conta dessas ocorrências, a segurança foi reforçada, tanto nas viagens dos ministros quanto na sede e arredores do STF.
De acordo com dados oficiais, o gasto anual do Supremo com empresas de segurança privada beira os R$ 24 milhões, sendo a metade desse valor apenas com os guarda-costas armados dos 11 ministros. O restante engloba os contratos dos vigilantes na capital federal.