O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou na manhã desta sexta-feira (21), mais três nomes que vão compor o secretariado a partir de 1º de janeiro de 2019. O deputado federal Covatti Filho (Progressistas) será secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A pasta de Inovação, Ciência e Tecnologia será chefiada pelo professor Luis Lamb. Já a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos terá como titular o deputado estadual Catarina Paladini (PR).
Leite ressaltou que o agronegócio e a inovação são setores estratégicos para o desenvolvimento do Estado e para a geração de emprego e renda. O governador destacou, ainda, que a recriação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia permitirá avanços na área. “O Rio Grande do Sul forma conhecimento nas universidades para ser uma referência em inovação. Para que isso aconteça, precisamos articular melhor a relação entre poder público, as políticas públicas de incentivo do setor, a academia, a sociedade civil e a iniciativa privada”.
Sobre a pasta de Direitos Humanos, o governador destacou o trabalho do deputado Catarina Paladini à frente da comissão que trata do tema na Assembleia Legislativa e ressaltou o compromisso com políticas públicas que apoiem e promovam as minorias. “Para que o Estado seja promotor de desenvolvimento, é preciso dar espaço para quem quer empreender e proteger quem mais precisa. É fundamental amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade e desenvolver políticas públicas de apoio e promoção das minorias e dos direitos humanos”, afirmou.

Quem são os novos secretários:
Covatti Filho – Secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
É deputado federal reeleito para o seu segundo mandato. Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Finanças e Tributação. Filiado ao Progressistas, foi presidente da Juventude Estadual do partido. Foi indicado entre os parlamentares jovens em ascensão em pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.
Luis Lamb – Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia
Formado em Ciências da Computação pela UFRGS. Possui mestrado em computação pela UFGRS e PhD pelo Imperial College London. É pró-reitor de pesquisa e professor na UFRGS. Também coordena o Comitê Gestor da Aliança para Inovação UFRGS-PUCRS-Unisinos. Neste ano, foi um dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2018, na categoria de Pesquisador Destaque na área de Computação.
Catarina Paladini – Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL. Deputado estadual por duas legislaturas. Foi secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. Liderou importantes ações sociais em Pelotas, como o Projeto Cidadão, no bairro Fragata. Atuou na Diretoria da Associação de Moradores da Guabiroba. Foi presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS.
Às 14h desta sexta-feira, o governador eleito anunciará mais nomes que irão integrar o secretariado. A coletiva ocorre na sede da Procergs, na Rua Mário Totta, 64, em Porto Alegre.
Fonte: Assessoria de Comunicação do governador eleito