
Quando o relógio marcar 20h22 da noite desta sexta-feira (21), começará oficialmente o verão 2018/2019 no Hemisfério Sul. Essa temporada deverá ser marcada pelas altas temperaturas, com índices muito superiores aos registrados no último ano passado. A média deve ficar entre 35°C e 40°C. Em determinados dias, os termômetros passarão disso.
O Rio Grande do Sul estará, provavelmente, sob efeito do fenômeno El Niño, chuvas acima da média em grande parte do Estado, mas distribuídas de forma irregular. Com a presença do forte calor e do excesso de umidade, os temporais deverão ser frequentes e potencialmente severos.
Até o fim do ano, na primeira e na últimas semanas de janeiro, as precipitações serão intensas, principalmente para quem vive na Fronteira Oeste e arredores da Campanha. Nos demais períodos do primeiro mês de 2019 e em fevereiro, há possibilidade da chuva dar uma trégua por vários dias. Na reta final do verão, em março, o clima deve voltar a normalizar. No Litoral, o vento Nordestão deve ser ainda mais forte que o habitual e as chuvas estarão dentro da média.
Em Candelária, a estação será escaldante e as chuvas, por enquanto, não são esperadas em grande quantidade. Episódios de chuvas torrenciais de curta duração e com risco de danos seguirão ocorrendo, mas deverão ser pontuais. Grande parte dos dias terão a combinação de sol-forte calor e precipitação no fim da tarde ou durante a noite.