Secretaria da Saúde realiza ações contra o câncer bucal nesta sexta-feira (13)

0

A secretaria municipal de Saúde (SMS) de Candelária, realiza nesta sexta-feira (13), o dia D de combate ao câncer de boca. A ação faz parte do “Maio Vermelho”, campanha nacional que visa conscientizar a população sobre o câncer bucal. Nesta data serão intensificadas as ações preventivas e educativas em todos os postos de saúde, além da oferta de exames e orientações para quem for até o PAM Central.

O câncer de boca está entre as 10 maiores anomalias no Brasil, e segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas em 2020 foram 15.190 casos registrados, e desses, mais de 11 mil acometeu pessoas do sexo masculino. Diante deste quadro, o diagnóstico precoce é de grande importância, já que a taxa de mortalidade é alta.

IMPORTANTE – Os principais sinais e sintomas são feridas na boca que não cicatrizam (mais comum), dor na boca que não passa, nódulo persistente ou espessamento de bochecha, dificuldade para mastigar, dificuldade para mover a mandíbula ou a língua, dormência na língua ou outras áreas da boca, edema inchaço) da mandíbula, mau hálito persistente, perda de peso inexplicável, entre outros. Além disso, a coordenadora de saúde bucal da SMS, Moema Kraemer, ressalta que atitudes simples podem prevenir a doença, como manter uma boa higiene oral, boa alimentação, evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas, em especial destilados, reduzir o cigarro ou parar de fumar. Mas o mais importante, de acordo com a coordenadora, é sempre visitar o dentista se notar alguma alteração, fazer o autoexame, abrindo a boca no espelho e examinar movendo a língua para os lados, para cima e para baixo”, explica Moema.

Quem tiver alguns desses sintomas ou encontrar qualquer anomalia durante o autoexame, deve procurar os postos de saúde do município.

>>Atenção para o diagnóstico
É importante frequentar o dentista, pelo menos, duas vezes por ano, pois os exames para diagnóstico do câncer de boca são realizados durante as consultas odontológicas de rotina. Além de avaliar os dentes e as gengivas, o profissional pode também tocar seu pescoço e a área da mandíbula, além de examinar as partes superior e inferior da sua língua.

>>Dicas que podem te ajudar a prevenir a doença

– Realizar corretamente a higiene bucal diária;

– Evitar o consumo de doces;

– Interromper o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas;

– Adotar uma dieta rica em frutas, verduras e legumes;

– Utilizar filtro solar nos lábios;

– Frequentar periodicamente o dentista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here