Um espetáculo para levar a arte e incentivar o desenvolvimento de artistas candelarienses. É nesse contexto que a segunda edição do Sarau Artístico e Cultural do Colégio Medianeira vem promovendo apresentações em diversos municípios de toda a região do Vale do Rio Pardo para incentivar e divulgar o trabalho artístico e musical desenvolvido dentro da escola.
Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Vale do Sol. Estas foram algumas das cidades que puderam prestigiar o talento, desenvoltura e o trabalho feito pelos 57 alunos que compõem o grupo interdisciplinar do Sarau, coordenado pela professora de Língua Portuguesa e Produção Textual, Rejane Costa.
INTERMUNICIPAL
Ao todo, já foram realizadas sete apresentações em diversas escolas, a última em Santa Cruz do Sul, no dia 26 de agosto, e mais três já estão programadas para outubro e novembro, com a última delas sendo na Feira do Livro de Candelária, que tem previsão para ocorrer no final do ano.
Segundo Rejane, as apresentações neste ano tiveram proporções maiores do que em 2018, tanto no número de espetáculos, como também em relação a participação dos alunos e das comunidades envolvidas. “Acredito que o trabalho está sendo bem feito, pois neste ano já temos 57 participantes mais a orquestra da escola, e ainda tem gente pedindo para participar. Além disso, podemos notar a empatia do público que nos assiste, a aceitação, tanto em nossa primeira apresentação, como nas outras cidades, e isso nos deixa muito feliz”, ressalta.
O SARAU
A 2ª edição do Sarau Artístico e Cultural do Colégio Nossa Senhora Medianeira, teve a sua primeira apresentação em abril, em meio a Semana Literária da escola, e envolve um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Produção Textual, História, Artes, Literatura e Filosofia.
Para o espetáculo, foram desenvolvidas apresentações de canto, dança, poesia e teatro, produzidas por cerca de 57 alunos das turmas de 5º e 9º ano, de ensino médio regular e curso normal. Todas com o tema central “Vida e Sonho”, que teve como inspiração a autora Cora Coralina. Além dela, os estudantes também homenageiam autores como Mario Quintana, Ferreira Gullar, Charles Chaplin, Adélia Prado e outros.
São apresentados musicais com a professora Kelli Larger Lazzari e a filha, Isabelle, que cantam a música “Um anjo do céu”, da banda Maskavo, Praça da Poesia, onde os alunos declamam pensamentos de diversos autores, a dança com meninas do quinto ano da escola e peças teatrais.
Também faz parte do espetáculo, apresentações como a da orquestra da escola e do grupo de dança tradicionalista gaúcha. De acordo com a professora, esta é uma maneira de mostrar ao público de fora do município e que não conhece o Medianeira, particularidades que o educandário pode oferecer. “Penso que primeiro, é uma oportunidade de desinibição do aluno e também de descoberta dos talentos que temos, mas que não havia conhecimento anteriormente, e segundo que o Sarau também é uma forma de divulgação da escola, pois proporcionamos que outras pessoas possam conhecer o trabalho e verificar as atividades desenvolvidas pelo Medianeira”, destaca Rejane.
A próxima apresentação do Sarau Artístico e Cultural será no próximo dia 9 de outubro, em Vale do Sol.