O avanço de uma intensa massa de ar polar vai derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul a partir da próxima semana. A atuação de um intenso ciclone, na segunda-feira (26) da semana que vem, vai se configurar sobre o oceano Atlântico, na altura da Argentina. O fenômeno trará uma frente fria intensa para a região Sul, que avançará entre a quarta-feira (28) e a quinta-feira (29) pelo estado.
O sistema causará chuvas fortes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com possibilidade de acumulados de até 100 mm de chuva especialmente no estado gaúcho, o que pode causar transtornos para a população, como alagamentos, enchentes, cortes no fornecimento de energia elétrica e quedas de galhos de árvores.
O tempo começa a mudar a partir deste sábado (24), com previsão de pancadas de chuva, mas a temperatura permanece amena. No domingo (25), o tempo segue parcialmente nublado, com pancadas previstas entre a tarde e a noite. Na segunda e terça-feira, o tempo segue estável, com temperaturas variando de 14ºC a 22ºC. No entanto, a partir de quarta-feira (28), o avanço de uma massa de ar polar muda o cenário, fazendo com que as temperaturas despenquem. A “onda polar” deve impactar todo o país: levar friagem ao Norte, marcar recordes de temperatura no Sudeste, deixar os termômetros abaixo de zero no Sul e favorecer a ocorrência de geada e neve.