Prefeito visita estação de tratamento de esgoto

0
Comitiva da prefeitura esteve em visita ao estado paranaense. (Foto: Erni Bender/ AI Prefeitura)

O prefeito Paulo Butzge e o diretor do departamento de Meio Ambiente, Alcioní de Castro estiveram no Paraná, na última semana para conhecer como é realizado o tratamento de esgoto e destinação de lixo nas cidades de Curitiba, Douradina e Colorado. Na segunda-feira (1º) a visita foi na capital paranaense, pois Curitiba   é conhecida como cidade modelo, tanto na sua infraestrutura urbanística e nos cuidados com a limpeza quanto no recolhimento e separação de lixo reciclável, como também no tratamento do esgoto.

Quase 100% do esgoto gerado por cerca de 1,9 milhão da população de Curitiba é tratado pela Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar). O prefeito e o diretor visitaram a estação de tratamento de esgoto Belém, (ETE Belém), acompanhados  pelo gestor de operações da Sanepar, Anderson Ribaski, onde observaram a trajetória do esgoto de parte da cidade, já que a estação atende aproximadamente o esgoto produzido por 800 mil habitantes. No local, tanto o prefeito como o diretor puderam conferir o sistema de tratamento, que envolve diversos processos, e que ao final devolve ao Rio Iguaçu água quase potável, mantendo assim a limpeza e vida do rio.

O sistema que coleta e trata o esgoto é pago pela população, através da conta de água, conforme explicou o gestor Anderson. “A cobrança é de 80% do valor da conta, ou seja, se o cidadão paga R$ 100 ele vai pagar R$ 80 de tratamento de esgoto,”, explicou Ribaski. Além de visitar a estação de tratamento de esgoto, Butzge e comitiva visitaram a Empresa CS Bio Energia, que produz energia elétrica através do gás metano extraído da lama resultante do tratamento de esgoto da Sanepar agregada com outras matérias orgânicas.

Depois de visitar a capital paranaense, a comitiva de Candelária se dirigiu até cidade de Douradina, onde fica a matriz da empresa Gazin, onde foram recepcionados pelo diretor Jair Gazin. O prefeito conheceu todas as instalações do conglomerado Gazin.  Após a visita a Douradina, na quarta-feira (3), a comitiva seguiu para Colorado, onde foi recepcionada pelo prefeito Marcos Mello (PPL), que explanou a Butzge sobre o município, que tem aproximadamente 22 mil habitantes. Cidade menor que Candelária, mas que possui um sistema de recolhimento e tratamento de lixo exemplar.

Lá os candelarienses conferiram  como é o processo de tratamento, através do diretor de Meio Ambiente daquela cidade, Carlos Otávio Pinheiro, que levou a comitiva a todas as estações de tratamento de lixo, demonstrando desde a coleta, separação e destinação do lixo daquela cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui