
O município de Candelária, a Região do Vale do Rio Pardo e grande parte do Rio Grande do Sul estão em alerta máximo. Com a piora dos indicadores de internações e propagação de coronavírus, o mapa preliminar da 42ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado no início da noite desta sexta-feira (19), colocou em bandeira preta 11 regiões, que compreendem 68% da população do Estado.
Isso indica o risco altíssimo para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de disseminação do vírus. Até então, o Rio Grande do Sul só havia tido duas rodadas com bandeira preta: na 32ª semana (de 15 a 21 de dezembro), com duas regiões, e a última, na 35ª rodada (de 5 a 11 de janeiro), com uma bandeira preta. A região de Santa Cruz do Sul em que Candelária e outros municípios fazem parte, ainda não tinham sido classificados com a bandeira preta.
O mapa preliminar foi divulgado pelo governador Eduardo Leite, em uma transmissão ao vivo no Facebook. Na live, ele afirmou que será publicado neste sábado (20), um decreto que prevê para todo o território do Estado restrição de todas as atividades entre 22 horas e 5 horas. A região tem até domingo (21) para recorrer da decisão. Os recursos são avaliados na segunda-feira e as bandeiras entram em vigor na terça.
As regiões em bandeira preta nesta 42ª semana são Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara. As outras 10 regiões foram classificadas em bandeira vermelha, que indica alto risco epidemiológico.
Retorno das aulas está suspenso
Durante a transmissão, o governador Eduardo Leite afirmou que nas regiões com classificação em bandeira preta, as aulas presenciais está suspensa. As atividades podem ter sequência de forma remota. Em Candelária, as aulas presenciais na rede estadual estão previstas para retornarem dia 8 de março. Já na rede municipal, o retorno está previsto para segunda-feira (22). O município ainda não confirmou se cancelará ou manterá a volta das aulas presenciais.