
Os pardais e as lombadas eletrônicas das rodovias federais do Rio Grande do Sul estão desligados desde o dia 14 de janeiro. De acordo com informações do jornalista Jocimar Farina, do portal GaúchaZH, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que, atualmente, não há registro de infrações nas estradas porque os controladores de velocidade não estão funcionando.
– Hoje, não há equipamento operando nas rodovias federais do Rio Grande do Sul sob circunscrição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os pontos estão em fase de instalação ou na etapa de elaboração de Estudos de Viabilidade/Técnico de Instalação – informa a nota divulgada.
Após vigorar desde 2010 e ser renovado em quatro oportunidades, o contrato de aluguel dos controladores de velocidade venceu há quatro semanas e o Dnit não reativou-o. Com os equipamentos inoperantes, a fiscalização está sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Entre novembro e dezembro de 2017, aconteceu a mesma coisa. Durante 40 dias, os controladores não registraram infrações. Na época, a justificativa dada pelo Dnit foi a falta de dinheiro para pagar o aluguel dos pardais e lombadas eletrônicas.
A instalação dos novos equipamentos ocorre desde outubro de 2018 e é feita pela empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica, do Ceará. Todavia, nenhum ainda está em operação.
– Todos os equipamentos e faixas que estão em processo de instalação, citados no questionamento anterior, precisarão ser aferidos pelo INMETRO ou entidades por ele credenciadas – complementa a autarquia.
Segundo o Dnit, serão 166 equipamentos para monitorar 189 faixas de tráfego. A duração do novo contrato será de cinco anos. Metade das novas unidades terá sistema com identificação das placas de todos os veículos, mesmo daqueles que não passarem acima da velocidade.
Quatro rodovias federais passarão ser administradas pelo Grupo CCR. Sendo assim, o custeio dos pardais e lombadas eletrônicas será da nova concessionária. São elas: a FreeWay, a BR-101, Rodovia do Parque (BR-448) e BR-386,
Caberá à concessionária de rodovias fazer a compra e instalação dos novos controladores, como consta no contrato. Porém, a empresa informa que só irá encaminhar a colocação dos pardais e lombadas a partir do dia 15 de fevereiro. Também informa que irá consultar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para saber quantos serão adquiridos e onde eles devem ser instalados.
Fonte: GaúchaZH