Onda de calor deve se afastar a partir de quinta no RS

Frente fria avança sobre o estado a partir do Uruguai, trazendo chuva e temperaturas mais amenas.

0

Os termômetros de cidades da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul registraram temperaturas acima dos 40ºC no fim de semana. No domingo (23), Uruguaiana atingiu 41,6ºC e Alegrete 40,5ºC. No mesmo dia, Porto Alegre quase chegou aos 40ºC, marcando 39,5ºC.

O calor deve predominar até quarta (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) . A frente fria deve avançar sobre o estado em direção à região leste, amenizando a sensação de calor, a partir de quinta (27).

A segunda-feira (24), começou com calor e abafamento em diversas regiões.

Nesta segunda, o sol aparece por todo estado acompanhado de poucas nuvens. Nas áreas de fronteira com o Uruguai, há risco para temporais ao longo de todo o dia. O calor segue forte. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nuvens cobrem a fronteira com o Uruguai já nesta segunda.

Terça-feira (25) deve ter temperaturas parecidas com as de segunda. O sol aparece, o calor persiste e ocorrem pancadas de chuva que podem vir fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Na maior parte do estado, a chuva se concentra entre a tarde e a noite. Nas áreas do oeste gaúcho, a chuva começa mais cedo.

Já na quarta, as temperaturas seguem elevadas, mas o destaque é o aumento da chuva. Uma nova frente fria se aproxima do estado e já reforça as instabilidades no estado. Há risco para temporais em todas as áreas, principalmente entre a tarde e à noite.

A tendência é que na quinta, com o avanço da frente fria, o tempo fique mais instável. As nuvens devem se espalhar e a chuva deve ser mais volumosa. Ao longo da sexta e do fim de semana, a chuva diminui, dando lugar a temperaturas mais amenas em relação aos dias anteriores.

O que está acontecendo

Uma massa de ar seco e quente que cobre o Rio Grande do Sul eleva as temperaturas em todo o estado – é a “onde de calor”. O Inmet divulgou um aviso para a maior parte do Rio Grande do Sul de que a temperatura deve ficar de 3 a 5ºC acima da média para esta época do ano.

“É um período de tempo desconfortável e excessivamente quente. Pode durar vários dias ou várias semanas. A temperatura deve estar acima de 32ºC, pelo menos, 5°C acima do normal em partes daquela área durante dois dias ou mais”, explica a meteorologista Fabiene Casamento.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here