Você está aproveitando o feriadão de Proclamação da República? Esperamos que sim, pois o calendário de 2019 não será favorável para quem curte emendar as famosas folgas de quatro dias. A maioria dos feriados cairá aos fins de semana, especialmente aos sábados, o que não permitirá um grande aproveitamento.
Se em 2018 o trabalhador teve cerca de 12 possibilidades de prolongar a folga, no próximo ano as oportunidades reduzirão para 3. Somente no ano-novo, carnaval, em março, e em Corpus Christi, em junho, haverá chance de prolongar o descanso. Eles acontecerão, respectivamente, na terça e na quinta-feira.
Os feriados de Navegantes (nas cidades que o adotam), Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados cairão no sábado. Três datas comemorativas poderão render uma curta de folga de três dias, pois irão coincidir com a sexta-feira: Paixão de Cristo, Revolução Farroupilha e Proclamação da República. Tiradentes e Páscoa compartilharão o mesmo domingo, ou seja, 21 de abril. O Dia do Trabalhador e o Natal cairão bem no meio da semana, na quarta-feira.
Diante desse panorama, o que resta é fazer um bom planejamento das viagens. Ou mesmo repensá-las, se for o caso.