
Algumas pessoas que não trabalham diretamente na área da saúde ou que não têm os sintomas do novo coronavírus devem receber a indicação para usar máscaras. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a equipe da pasta prepara um protocolo, orientando a produção de máscaras de TNT.
O material é poroso e pode ser fabricado em grande quantidade. Mandetta disse que essa máscara pode ser usada por uma série de pessoas que precisam de uma barreira por causa da profissão.
Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda que apenas profissionais de saúde e pessoas com coronavírus ou com sintomas da doença devam usar máscaras.
Nos Estados Unidos, essa discussão já está adiantada. Segundo o Washington Post, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) está discutindo formas de orientar os cidadãos sobre formas de usar máscaras não-médicas de forma segura como forma de auxiliar no combate à transmissão do vírus e “achatar a curva” de contágio. Atualmente, mesmo com orientações das autoridades, pessoas estão encontrando suas próprias formas de cobrir seus rostos com máscaras muitas vezes feitas em casa.