Feira de artesanato do Costurando Sonhos acontece nesta sexta

Comercialização dos produtos vai até o começo da tarde

0
Foto: Marcel Lovato/JC

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) promove nesta sexta-feira a feira de artesanato do “Projeto Costurando Sonhos” até as 14h30. Estão sendo comercializados uma variedade de produtos confeccionados pelas mulheres da zona urbana e rural do município,que participaram da iniciativa entre abril e dezembro de 2018.

Para adquiri-los, basta se dirigir ao coreto da Praça Alberto Blanchardt da Silveira. Os valores variam entre R$ 7,00 e R$ 50,00. Entre as opções disponíveis, destacam-se desde boinas e aventais até tapetes com estampas variadas e vestidos de festa. De acordo com a assistente social Taís Bassani, a matéria-prima, principalmente aparas de tecidos, é doada por empresas parceiras como Beira Rio Calçados, Gazin, Sicredi, Pitt Jeans e Mercur de Santa Cruz do Sul. As participantes do Costurando Sonhos os reutilizam e transformam em artesanato, incentivando a prática do consumo sustentável.

Além das mulheres atendidas pelo Cras, há a participação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Cuidar. A assistente social Chana Santana destaca que neste caso adolescentes, meninos e meninas, em medidas socioeducativas  também confeccionam os materiais. É uma maneira, segundo ela, de oportunizar melhores condições de vida e em sociedade.

A psicóloga e coordenadora do Cras Graziele Mahl destacou que o Projeto Costurando Sonhos visa o desenvolvimento das habilidades de corte, costura, além de aprender uma nova profissão e complementar a renda familiar. “A iniciativa transforma as participantes porque mostra que todas são capazes de grandes feitos, proporciona bem-estar e as permite alçar voos maiores”, salientou Graziele.

O Projeto Costurando Sonhos deve ser retomado no começo do mês de março, com a orientação de uma oficineira qualificada para a melhor transmissão do conhecimento. No caso da feira de artesanato, a distribuição da renda entre as participantes será de acordo com as peças comercializadas. Cada item é identificado com o nome da produtora.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui