Estado distribui doses para fechar grupo de idosos e começar a vacinar pessoas com comorbidades

0

A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) decidiram, na tarde desta quinta-feira (29/4), destinar o lote de vacinas da AstraZeneca que chegou ao RS para vacinar 100% do grupo prioritário dos idosos até 60 anos e deflagrar a fase 1 da imunização das comorbidades.

Na fase 1 do grupo das comorbidades, serão vacinadas
• pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos;
• pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos;
• gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos;
• pessoas com 54 a 59 anos com comorbidades;
• pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

“Vamos distribuir doses para encerrar toda a faixa etária dos idosos e para vacinar a fase 1 do grupo das comorbidades. Mas cada município pode decidir como proceder, a partir da realidade local. Se quiser terminar a fase dos idosos e depois partir para as comorbidades, pode fazer. Se quiser abrir para todos de forma concomitante, também é possível. O importante é avançarmos na vacinação, que já dá resultados muito animadores”, explica Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, começa a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.

As doses de vacina contra a Covid-19 serão distribuídas nesta sexta-feira (30/4) a todas as coordenadorias regionais de saúde (CRS).

• Clique aqui e acesse nota técnica do Ministério da Saúde sobre comorbidades.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here