Apae Candelária: inserção social e expansão de horizontes desde 1986

0

Uma entidade que desenvolve trabalhos de alta relevância social completou mais um ano de atuação nessa semana. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) esteve de aniversário na última segunda-feira (22), quando completou 32 anos de atividade em Candelária.

A reunião na qual foi discutida a implantação da Apae no município aconteceu em 27 de agosto de 1986. Registrado em ata, esse foi o primeiro passo para a concretização do projeto, que se deu menos de dois meses depois. Em 22 de outubro, ocorreu a inauguração. A Apae de Candelária foi constituída por meio de em uma ação conjunta entre a comunidade, o Rotary Club, Casa da Amizade e Prefeitura Municipal. Nos primeiros anos, a associação funcionou em salas cedidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

ATIVIDADES  DESENVOLVIDAS

Apae Candelária
Sede da Apae Candelária, no bairro Nova Germânia. Fotos: Marcel Lovato

Inaugurada em 02 de julho de 1996, a atual sede conta com um espaço de 230 m², com salas de atividades múltiplas, recreação e fonoaudiologia, playground, refeitório, sanitários adaptados e amplo pátio. São atendidas pessoas com idades entre 3 e 53 anos, embora não haja restrição de faixas etárias. Estão matriculados 28 alunos. Outras 24 pessoas comparecem apenas para os atendimentos da fonoaudióloga, Raquel Menegati. Esses ocorrem duas vezes por semana.

Assim como consta no estatuto das Apaes, as atividades são direcionadas para pessoas com deficiências intelectual e múltipla. Enquanto os adultos participam de oficinas nos moldes semelhantes aos de grupos de convivência, as crianças recebem estímulos através de jogos pedagógicos e brinquedos, atividades com música, entre outros que auxiliam no processo de desenvolvimento e aprendizagem. As professoras responsáveis pelas turmas são Simone Jaqueline Ellwanger (adultos) e Carla Machado (menores). Há, ainda, duas voluntárias, com formação em artes.

O principal objetivo da entidade é habilitar/reabilitar as pessoas com deficiência, através da integração e socialização com a comunidade e ao meio em que vivem. Sempre que possível, os alunos são inseridos na rede regular de ensino, promovendo assim, a inclusão. São oferecidas atividades que buscam o envolvimento de familiares e alunos. Reuniões, cursos, palestras, viagens/passeios, oficinas de trabalhos manuais e artísticos e até culinária. Uma delas é o encontro mensal com a psicóloga Janete Alves Machado, cedida pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps). De acordo com a coordenadora Cleidi Limberger Marion, a entidade está sempre atenta aos editais abertos de projetos que se destinam para repasses assistenciais. A partir do conteúdo deles, a Apae se adequa e busca através desses recursos atender suas necessidades.

SEDE RENOVADA

Recentemente, cerca de R$ 25 mil foram captados por meio do edital 05/2018 do Trilegal. O valor possibilitou a compra de jogos, brinquedos, pergolado, balanços e uniformes novos para todos os alunos e uma renovação nas instalações da sede.
Com o executivo municipal, são mantidos um termo de fomento e um acordo de cooperação. O termo está direcionado para a transferência de recursos para pagamento dos profissionais que trabalham na entidade, enquanto que o acordo autoriza a cedência de funcionários e serviços como o transporte dos alunos.

A diretoria do triênio 2017-2019 é formada pela presidente Norma Mesquita Pasqualoto, vice-presidente, Ione Darlice Pohl, diretores-financeiros Ana Maria Moreira e Luiz da Rosa Gomes e diretores-secretários Mariclei Schmidt e Cristine Mallmann. Fazem parte também a diretora de patrimônio, Alvanira da Silveira e a diretora social, Juçara Rodrigues.
A Apae de Candelária está localizada na rua Paul Harris, 39, bairro Nova Germânia. Quem quiser ajudar a entidade, pode ir até a sede ou entrar em contato pelo telefone (51)3743-8150. Prefeitura Municipal, Programa Mesa Brasil (do Sesc), Rotary Club, Casa da Amizade, Porvir, Gazin e Beira Rio são os atuais parceiros, assim como demais associados contribuintes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui