
Até o dia 20 de junho, aqueles que estiverem interessados em representar o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela dos Pampas podem se inscrever no concurso de prendas e peões da entidade. Os candidatos vão ser submetidos a uma prova escrita, sobre conhecimentos gerais a respeito do Rio Grande do Sul; uma prova artística, de canto, dança ou declamação; e uma mostra cultural.
Os testes estão agendados para o dia 30 de junho, a partir das 15h. Para que estejam preparados, o material de estudo e o regulamento do concurso será disponibilizado ao candidato no ato da inscrição, na loja Abel Automóveis. Eles serão avaliados pelo Peão Farroupilha 2019, Micael Feliciano Machado Lopes, pela diretora cultural da 5ª Região Tradicionalista (RT), e pelo Coordenador da 5ª RT, Luis Clóvis Vieira.
De acordo com a patroa do CTG Sentinela dos Pampas, Alexandra Ribeiro Bini, somente sócios da entidade podem participar da escolha. “É um cargo importante ser prenda e peão do CTG, pois leva o nome da nossa entidade adiante. É uma responsabilidade”, comentou. O prendado tem duração de um ano e, nesse período, a ideia é que o novo prendado esteja presente nos eventos do Sentinela, bem como em ocasiões de relevância para o tradicionalismo regional e estadual.
A divulgação do resultado e entrega das faixas será realizada no dia 12 de julho, durante o jantar-baile beneficente de posse da nova patronagem – totalmente composta por mulheres – e de comemoração dos 63 anos do Sentinela dos Pampas. Parte do lucro arrecadado com o evento será revertida para a Associação Pró-Autismo Mandala e para o projeto de equoterapia da Cavalgada da Mulher Gaúcha. A animação da noite vai ser por conta do grupo Os Mateadores.
VEJA AS CATEGORIAS DO CONCURSO
Prendinha/Piazito – de 6 a 9 anos
Prenda mirim/Piá – de 10 a 12 anos
Prenda juvenil/Guri – de 13 a 16 anos
Prenda adulta/Peão – de 17 a 27 anos
Prenda Xinoca/Xiru – a partir de 28 anos
*Dúvidas podem ser consultadas com a diretora cultural do CTG Sentinela dos Pampas, Karine Mahl, pelo número (51) 9 9934 1806.