
A noite será de decisão no Ginásio Municipal Walter Filter. Acontece nesta sexta, a partir das 19h30, as finais do Campeonato Municipal de Futsal de Candelária. No ano que celebra 40 anos, o certame conhecerá o campeão da 37º edição do campeonato iniciado em 1983, mas que não foi realizado nos anos de 1992 (devido a uma fábrica instalada no ginásio) e nos anos de 2020 e 2021 em razão da pandemia.
Neste novo momento do municipal, surge um novo clássico. UGF/Extreme x Vila Real. Finalistas em 2022, os dois times voltam a decidir o certame. A UGF venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e joga pelo empate. Ao Vila Real só interessa a vitória por qualquer placar para levar a decisão para a prorrogação. Se houver igualdade no tempo extra, o campeão poderá ser conhecido nos pênaltis.
Além da disputa dentro da quadra, UGF e Vila Real também travaram uma disputa nos bastidores. Na última terça (27), a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte emitiu uma nota administrativa informando que o campeonato possuía duas fases e que a partir das quartas de final, os cartões não seriam mais zerados. Com base nesta informação, o atleta Wellington Hunger Glashorester, do Vila Real, estaria suspenso com três cartões amarelos.
Porém, a informação divulgada na nota administrativa foi contra o que estava exposto no artigo 32º do regulamento do campeonato que informa que os cartões amarelos serão zerados ao final de cada fase. Após receber a nota administrativa e com base no regulamento, o Vila Real ingressou com recurso solicitando que a Junta Disciplinar Desportiva (JDD) analisasse o caso, pois na interpretação da equipe, o campeonato possui quatro fases (1º fase, 2º fase, semifinal e final) e os cartões deveriam ser zerados ao final de cada fase, conforme está estipulado no regulamento.
O recurso, encaminhado dentro do prazo, conforme previsto no Código Disciplinar Desportivo, anexado junto ao regulamento da competição, foi aceito e a Junta Desportiva Disciplinar (JDD), formada pelos advogados Joel Pereira Nunes, Márcio Gomes e pelo educador físico Ariel Wernz, foi reunida no final da manhã da última quinta (29), na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Além do recurso do Vila Real, a UGF também apresentou documento a organização para deliberar sobre o fato.
A JDD abriu espaço de 10 minutos para falas de cada um dos representantes das duas equipes, garantindo direito à ampla defesa e contraditório de cada equipe. Após foi ouvido o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Flávio Kochenborger, em nome da organização da competição.
Após análise dos fatos e dos recursos, a JDD esclarece que o campeonato é regido pelo regulamento aprovado por todas as equipes, portanto soberano. Cabe esclarecer que o grupo de WhatsApp criado pela secretaria possui meramente caráter informativo, conforme contou na criação do grupo.
A JDD, por unanimidade, entende que deve ser aplicado o artigo 32 do regulamento, que a cada fase zera os cartões amarelos e a fase final compreende como sendo uma nova fase, portanto, todos os atletas que chegaram para a disputa estão aptos para jogar, que é o caso do atleta Wellington Hunger Glashorester, do Vila Real. Com base neste entendimento, a JDD decidiu pela regular participação do atleta na competição, com Wellington liberado para jogar a final.
PRELIMINARES
As finais iniciam a partir das 19h30 com o confronto pela categoria veteranos entre Ewaldo Prass x Olarias. Após jogam Colégio Medianeira/Flyboys x La Máfia pela decisão da categoria feminino. Ewaldo Prass e Medianeira jogam pelo empate após terem vencido os jogos de ida. Olarias e Lá Máfia precisam vencer por qualquer placar no tempo normal para levar a decisão para a prorrogação. Haverá cobrança de uma colaboração espontânea na entrada do ginásio. A Rádio Vida Nova FM em parceria com a Rádio Tá Na Rede farão a transmissão da final da categoria livre no rádio (104.9) e com imagens ao vivo na página da Rádio Tá na Rede no Facebook com flashs das finais dos veteranos e feminino.