
A partida entre Grêmio e Ceará, nesta quarta-feira, no estádio Centenário, terá no comando a árbitra Edina Batista, de 39 anos. A paranaense é professora de Educação Física, apita por São Paulo e pertence ao quadro da FIFA. Na quinta rodada do Brasileiro 2019, Edina acabou com um longo período de 14 anos sem uma mulher comandar um jogo da série A, principal divisão do futebol do país, no confronto entre CSA 1×0 Goiás.

Desde então, apitou mais três partidas: Atlético-MG 2×2 Fortaleza; Botafogo 0x0 Chapecoense e Avaí 0x3 Flamengo. Na temporada, foram 19 partidas oficiais sob o comando de Edina, somando as quatro divisões, na categoria feminina e na base. Nos últimos três anos, são 73 jogos comandados pela árbitra. O retorno dela a série A no trio de arbitragem ocorreu como auxiliar do VAR na partida entre Inter 3×1 Cruzeiro, em maio.
Carreira pelo mundo
A paranaense tem uma vasta carreira como árbitra, em 2018 ela teve a oportunidade de apitar jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol Sub-20, sendo um deles o jogo da final do campeonato entre Gana x Nova Zelândia.

Ela será auxiliada por Marcelo Van Gasse (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP). O responsável pelo VAR ficará a cargo de Heber Roberto Lopes (SC). O jogo está marcado para o estádio Centenário, na quarta-feira, às 21h.
Fonte: Correio do Povo