
A volta às aulas está próxima. No dia 18 deste mês mais de 2,2mil alunos matriculados da educação infantil ao nono ano da rede municipal iniciam o ano letivo de 2019. Eles estão distribuídos entre as quatro escolas municipais de educação infantil (Emeis), cinco escolas-pólo (instituições que atendem da educação infantil ao nono ano) e 12 escolas multisseriadas, que estão localizadas na zona rural e um professor atende os alunos do primeiro ao quinto ano. Ao todo, são 124 turmas. Cada instituição elaborará a sua programação para recepcionar os estudantes.
Antes da retomada, os 135 professores e 113 funcionários estão participando de uma série de atividades pedagógicas. De acordo com a secretária municipal de Educação, Esther Spengler, os educadores voltaram no último dia 1°. Desde então, eles participam de cursos e palestras preparatórios, tais como de informática, formação pedagógica, gestão escolar, autoconhecimento e aproveitamento integral de alimentos. Esther destaca que todos os segmentos são beneficiados e a ampla oferta visa qualificar os participantes. A programação se estenderá até a próxima sexta (15).
A secretária lembra que as rematrículas e matrículas poderão ser feitas nas escolas ou na secretaria de Educação (SME), no caso das escolas multisseriadas. O prazo vence no dia 14. O dia seguinte será reservado para organizar as turmas e deixar tudo pronto para o início das aulas. Nesta semana, se observou uma alta procura pelas vagas e deve aumentar até o vencimento do período. Portanto, os pais e/ou responsáveis são orientados a não deixar para os momentos finais.
Escola Candina
Uma das novidades deste ano letivo é o início do funcionamento da Emei Candina, localizada no Bairro Rincão Comprido. A instituição terá capacidade para atender 120 alunos com idades entre 3 e 5 anos. Todo o prédio foi reestruturado para atender às necessidades dos pequenos estudantes. Apesar da Candina começar a operar juntamente com as outras, a inauguração oficial deve ocorrer no dia 7 de março e será marcada por uma solenidade com a presença da comunidade escolar e autoridades.
A secretária Esther ressaltou que a secretaria municipal de Meio Ambiente foi contatada e procedeu com o manejo adequado de uma árvore que ameaçava o terreno. No momento, a SME e o setor de trânsito discutem meios de garantir a segurança dos alunos da Candina, visto que a Rua Gaspar Silveira Martins apresenta alto fluxo de veículos. Existe igualmente a intenção de efetuar a aplicação de uma metodologia para as assembleias escolares, cujo foco será capacitar quem está inserido nas instituições de ensino na mediação dos conflitos diários. “Todos esses investimentos na área pedagógica mostram o comprometimento da municipalidade diante da busca por uma educação de excelência”, ressaltou Esther.
Conjunto de ações para este ano
O planejamento para os próximos meses inclui diversas medidas para aperfeiçoar a educação candelariense. Uma delas é a elaboração do referencial municipal de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. A conclusão precisa ocorrer neste ano porque a partir de 2020 a implantação do novo sistema será obrigatória. Com ele, 60% do conteúdo ministrado nas escolas será de matérias gerais, 30% de assuntos referentes ao Rio Grande do Sul e 10% sobre o município.
Curso de extensão
Uma parceria deve ser firmada com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para a promoção de um curso de extensão presencial e virtual voltados aos professores municipais. Denominado “Paleoeduca”, serão abordados aspectos sobre a pluralidade da paleontologia e a sua relação com as disciplinas do currículo escolar. A continuidade da Olimpíada Estudantil de Candelária (Oesc) também integra o conjunto de atividades.
Novidades
Outra pretensão da secretária Esther é a implantar o Escola do Adolescente, programa do
governo federal voltado para os alunos do sexto ao nono ano. A faixa etária registra alta evasão escolar a nível nacional. Candelária, por sua vez, apresenta os piores resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de acordo com os levantamentos mais recentes. O objetivo é dar atenção aos estudantes, oferecendo-lhes todo o suporte necessário para a permanência na escola. A partir dessa conscientização, o trabalho então será voltado para a melhora do desempenho pessoal e coletivo.
Existe igualmente a intenção de efetuar a aplicação de uma metodologia para as assembleias escolares, cujo foco será capacitar quem está inserido nas instituições de ensino na mediação dos conflitos diários. “Todos esses investimentos na área pedagógica mostram o comprometimento da municipalidade diante da busca por uma educação de excelência”, finalizou Esther.

Confira os dados da educação no município de Candelária:
- 4 Escolas de Educação Infantil
- 5 Escolas-Pólo
- 12 Escolas Multisseriadas
- 124 turmas
- Em torno de 2.200 alunos
- 135 professores
- 19 na Educação Infantil
- 49 nos Anos Iniciais
- 21 nos Anos Finais
- 41 no Setor Administrativo
- 113 funcionários
- 7 merendeiras
- 35 serviços gerais
- 8 serventes
- 4 operários
- 46 auxiliares de educ. infantil
- 6 atendentes de creche
- 7 secretários de escola
Fonte: SME