Rede estadual se prepara para o começo do ano letivo

Mais de 2 mil alunos candelarienses da educação infantil ao ensino médio iniciarão mais um período letivo nas escolas públicas

0
Escolas acertam os últimos detalhes para a retomada na segunda-feira (18) e quarta-feira (20). Fotos: Matheus Haetinger/JC

A retomada das atividades da rede pública de ensino gaúcha se aproxima. Conforme o calendário escolar divulgado pela secretaria estadual da Educação (Seduc) no fim do mês passado, a maioria dos estudantes estará de volta às salas de aula na quarta-feira (20). Como tradicionalmente acontece, os educadores regressarão antes. Os últimos dias dessa semana e os primeiros da próxima foram/serão dedicados para as reuniões de planejamento e formação continuada dos professores. De praxe, esse encontro serve para discutir as estratégias a serem adotadas ao longo do ano letivo e adquirir novos conhecimentos.

Serão 200 dias letivos, divididos entre duas partes. O primeiro semestre deve se estender até a última semana de julho. Na sequência, iniciará as férias do meio do ano, as quais serão encerradas no começo de agosto. Posteriormente, até 20 de dezembro ou datas próximas, acontecerá o segundo período.

Base Nacional Comum Curricular

Uma novidade na agenda de 2019 é a reserva de datas pedagógicas para tratativas referentes à implantação da Base Nacional Comum Curricular (Bncc) e do Referencial Curricular Gaúcho. A implantação de ambos será obrigatória a partir do ano que vem. Para isso, foram escolhidos dias 12 de abril, 17 de junho, 29 de agosto e 23 de outubro. Nessas datas não haverá aula. Esse calendário poderá sofrer alterações em caso de eventos adversos de natureza climática, por exemplo. Não estão previstas as aulas aos sábados.

Datas distintas

Na tarde da última quarta-feira (13), ocorreu um evento de abertura do ano letivo no município de Novo Hamburgo. Paralelamente, as coordenadorias regionais de educação (CREs) promoveram reuniões nas respectivas sedes com os diretores das escolas estaduais das cidades de abrangência. Os representantes das oito instituições de Candelária marcaram presença no encontro realizado pela 6° CRE em Santa Cruz do Sul.

O começo das atividades será diferente nas escolas de Candelária. As instituições da zona urbana – Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes, Escola Estadual de Ensino Médio Gastão Bragatti Lepage e Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Penedo – seguirão o calendário padrão. Já as demais, localizadas no interior, terão início antecipado para esta segunda-feira (18). Dessa forma, o cronograma será unificado com a rede municipal porque muitos alunos de ambas utilizam o mesmo transporte escolar, embora estudem em locais diferentes.

Manutenção por conta própria

Diferentemente do ano passado, não foram feitas grandes intervenções nas escolas da cidade. Segundo o site da Secretaria de Educação, tampouco está prevista, neste momento, a destinação de recursos para tais fins. Na Escola Guia Lopes, de acordo com a diretora Ana Luisa Brandt, foram feitas apenas a manutenção básica do prédio e com a utilização de verbas próprias. Neste ano, serão aproximadamente 720 alunos divididos em 26 turmas. Ao todo são 40 professores em 2019 e o quadro está completo. “Mesmo com as dificuldades, vamos procurar oferecer uma educação de qualidade”, ressaltou Ana.
A vice-diretora e supervisora da escola Lepage, Cléamaris Corte, destacou que foram realizadas uma reforma no saguão, limpeza geral do prédio e pintura de toda a fachada e nos muros. As obras foram executadas com recursos próprios da escola. A professora também lamentou não haver perspectiva alguma de recebimento de verbas por parte do governo do Estado, especialmente porque a escola necessita de obras no segundo piso. Sendo assim, gera certo impacto nas finanças da instituição. Na próxima semana, serão esperados em torno de 600 alunos e 32 professores para compor 21 turmas. “Todos serão recebidos de braços abertos e trabalharemos para possibilitar o melhor aprendizado” destacou Cléamaris.

Confira as principais datas:

>> 18 e 20 de fevereiro – Início do ano letivo;
>> Até 26 de julho – Fim do primeiro semestre;
>> 04 de agosto – Retorno do segundo semestre;
>> Até 20 de dezembro – Encerramento do período letivo;
>> 12 de abril, 17 de junho, 29 de agosto e 23 de outubro: Encontros de orientação para implantação da Base Nacional Comum Curricular (Bncc) e do Referencial Curricular Gaúcho. Nestes dias, não haverá aula.

Matrículas até 29 de março

Se os estudantes ou seus responsáveis legais perderam todos os prazos para realizar a matrícula, a Seduc informa que haverá uma última oportunidade. Até 29 de março, o gerenciamento do processo vai ser feito pelas próprias instituições de ensino. Segundo a assessora técnica do departamento de planejamento da pasta, Neri Barcelos, nenhum estudante ficará sem vaga, desde que todos os documentos solicitados sejam apresentados.
No ato da matrícula, serão exigidos os seguintes documentos: identidade ou certidão de nascimento do aluno, identidade do responsável, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Para os ingressantes no primeiro ano do ensino fundamental, deverá ser apresentado também o atestado de vacinação atualizado.

Na Escola Gastão Bragatti Lepage, por exemplo, foi feita a pintura da fachada e do muro, além de uma reforma na entrada. Obras executadas com recursos da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui