Rede estadual retoma aulas presenciais na próxima terça, 17

Após período de indefinição e disputa jurídica, aulas presenciais já tem data marcada para o retorno

0
Guia Lopes já prepara salas de aula e ambiente para o retorno dos alunos. Foto: Fernando Cezar/JC

Após inúmeras decisões judiciais, atrasos e uma longa espera que já dura quase oito meses, as aulas presenciais na rede estadual de ensino irão finalmente ser retomadas. A data marcada para o retorno no município é a próxima terça-feira (17), e ocorre quase um mês depois do previsto pelo governo do Estado.

A demora no retorno se justifica pelo não envio dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), que incluem álcool gel, máscaras, tapetes sanitizantes, produtos de higiene, entre outros, os quais deveriam ter sido encaminhados antes mesmo da data inicial da volta às aulas, marcada para 21 de outubro. Sem os equipamentos, a orientação da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) era de que a retomada fosse feita apenas quando esses itens fossem enviados em sua totalidade às instituições de ensino.

Os aguardados EPIs chegaram nessa segunda-feira (9) nas escolas de Candelária, o que possibilitou aos educandários um começo de preparação e organização para que o retorno das aulas presenciais fosse possível. No Guia Lopes, por exemplo, uma força-tarefa foi montada. Uma limpeza geral tem ocorrido nas dependências da instituição, tanto para à volta das aulas, como também para a votação das eleições, que ocorre neste domingo (15).

Conforme a diretora da escola, Ana Luiza Brandt, ainda é preciso uma vistoria do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE-E), o que deve ocorrer apenas depois que as aulas presenciais tiverem reiniciado. A diretora ainda afirma que pouca coisa deve mudar com o retorno. De acordo com ela, poucos alunos devem voltar aos bancos escolares, e os que voltarem, já estão fazendo acompanhamento semanal na instituição. “Vamos unir as turmas de cada ano em uma sala, já que a demanda será pouca. Estamos prevendo que apenas 10 alunos por turno devem ter aula presencial, o restante continuará tendo aula pela plataforma online”, explicou.

Na escola Gastão Bragatti Lepage, o retorno irá ocorrer da mesma forma que no Guia Lopes. Na escola, de acordo com a diretora Edna Herberts, a volta das aulas presenciais deverá contar com mais estudantes devido à demanda de alunos do interior que frequentam a instituição. Muitos deles não conseguem acompanhar os conteúdos de forma online, o que facilitará a realização de trabalhos, bem como a finalização do ano letivo.
No entanto, aqueles alunos que não retornarem aos bancos escolares deverão seguir com as aulas remotas. No educandário, o retorno também está marcado para o dia 17 e vai ocorrer com vistoria posterior do COE-E regional.

A escola Professor Penedo, também já recebeu os EPIs prometidos pelo Estado. A retomada dos alunos, porém não deverá ocorrer ao mesmo tempo que nas demais escolas da zona urbana. A escola receberá seções eleitorais neste domingo (15), e deverá passar por uma limpeza geral após isso. A princípio, o retorno deve ocorrer na próxima semana, mas ainda não há uma data definida.

INDEFINIÇÃO
Um dos grandes problemas da retomada, principalmente nas escolas da rede estadual do interior, é em relação ao transporte escolar. Essas escolas, apesar de também terem recebido os materiais do Estado, não têm nenhuma previsão de quando a retomada dos alunos aos bancos escolares irá acontecer. Segundo a direção da escola Cristo Rei, na Vila União, os alunos dependem do transporte escolar, fornecido pela secretaria de Educação do Município, e, sem ele, fica inviável ocorrer qualquer retomada. O transporte está inativo pelo adiamento da volta das aulas presenciais da rede municipal, as quais ainda sequer tem previsão de ocorrer, o que reduz o número de alunos na utilização do transporte e torna inviável o seu uso. Alternativas junto a 6ª CRE e a Seduc estão sendo discutidas.

EPIs chegaram nesta semana nas escolas, mas nem todas vão voltar. Foto: Fernando Cezar/JC

Confira as datas do retorno em algumas das instituições 

>>Guia Lopes: 17 de novembro – terça-feira
>>Lepage: 17 de novembro – terça-feira
>> Professor Penedo: Próxima semana, ainda sem data definida

Escolas do interior: Já receberam EPIs, mas ainda não têm data definida para retornarem; falta definição do transporte escolar para que a volta possa ser possível

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui