Uma questão da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi anulada na noite desta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC). Conforme o ministério, foi constatado uma repetição, visto que a mesma pergunta havia aparecido no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2014. O caso vai ser investigado e pode gerar processos administrativos, cível ou até mesmo criminal.
Para uma questão fazer parte do Enem, o principal requisito é o ineditismo. A identificação do equívoco foi percebida por professores do curso Anglo de pré-vestibular. Em comunicado, o MEC diz que uma sindicância foi aberta para verificação das responsabilidades.
O órgão afirmou que a questão foi elaborada em 2012 para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por um professor que, à época, estava vinculado à UFPR. Porém, foi usada posteriormente no vestibular da faculdade paranaense, de forma indevida. Duas regras foram quebradas neste caso. Além da falta de ineditismo, foi quebrado o sigilo das questões elaboradas pelos professores do Inep.
A seguir, você confere o número da questão anulada em cada caderno de prova:
Caderno Amarelo – 150;
Caderno Cinza – 170;
Caderno Azul – 163;
Caderno Rosa – 180;
Caderno Laranja – 150;
Caderno Verde – 150
Na imagem abaixo, confira o comparativo da questão:

Com informações do portal G1 e Ministério da Educação.