Professor ensina Lógica no Medianeira com método pioneiro no Brasil

John Lennon Lindemann apresentou seu trabalho em evento internacional no início deste mês

0
Trabalho realizado no Medianeira foi tema da palestra de Lindemann. Foto: Frank T. Sauter/Divulgação

Os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora Medianeira foram os primeiros a experimentar o ensino da Lógica nas aulas de Filosofia, ministradas pelo professor John Lennon Lindemann. Além dos conteúdos usuais, o docente introduziu em suas aulas a parte prática da sua pesquisa de Mestrado e Doutorado. A metodologia desenvolvida por Lindemann foi, inclusive, tema de uma palestra ministrada por ele em um evento internacional da área, realizado entre os dias 6 e 10 de maio, em João Pessoa. Trata-se do 19º Brazilian Logic Conference, que reuniu os mais renomados pesquisadores em lógica do mundo.

A novidade nas aulas de filosofia foi introduzida com autorização da escola e dos alunos. “Como eu estava pesquisando a fundo o Ensino da Lógica, achei que era interessante para apresentar isso para eles, porque não tem nada sobre lógica nos livros didáticos e ela pode ser uma ferramenta para o Enem”, relatou. Lindemann utilizou um esquema proposto para ensinar lógica no Ensino Médio, que foi escrito originalmente no século 19, pelo autor de Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll. “O que eu fiz foi traduzir a obra dele e adaptar para a realidade do Ensino Médio que temos hoje”, explicou.

Essa primeira parte do trabalho já foi publicada na revista ReFilo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o nome de “O jogo da lógica de Lewis Carroll: uma alternativa para o Ensino Médio”. Um próximo artigo intitulado “A lógica de Lewis Carroll no Ensino Médio: unidade didática e relato de experiência” está quase saindo do forno em outra edição da mesma revista. Neste texto, ele vai narrar a experiência na aplicação da metodologia inédita de Lindemann, assim como aconteceu no evento em João Pessoa. “Eu me sinto muito feliz de aqui no Medianeira ser a primeira escola no Brasil com esse novo jeito de ensinar”, comemorou.

Segundo ele, a primeira experiência, realizada em outubro do ano passado, foi satisfatória. “Achei que teria mais dificuldades, mas foi muito legal”, disse. Em seu relato de experiência, no artigo, Lindemann salienta que os alunos consideraram a metodologia vantajosa em relação ao ensino e à aprendizagem das competências e conteúdos. O trabalho, conforme o professor, foi com análise de informações que ofereciam possibilidade de deduzir outras informações, das quais se podia ter certeza da validade. “A Lógica é uma ferramenta, um saber fazer”, definiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui