A riqueza paleontológica do município de Candelária será tema de um evento promovido pelo Museu Aristides Carlos Rodrigues e prefeitura municipal. O Candepaleo, que será realizado na noite de hoje, no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), terá apresentação de um diorama sobre a “Evolução dos Cinodontes Triássicos de Candelária” e palestra sobre a origem dos mamíferos com o tema “Candelária: terra de Cinodontes e sua importância na origem dos mamíferos”. O Candepaleo inicia às 19h30.
O evento será conduzido pelos pesquisadores e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marina Bento Soares e Cézar Schultz e pelo pesquisador do Museo Argentino de Ciencias Naturales Bernardino Rivadavia (MACN-Conicet). Conforme o curador e pesquisador do Museu de Candelária, Carlos Nunes Rodrigues, serão apresentados durante o evento 15 espécies de Cinodontes encontradas nos afloramentos do município desde a década de 1940, sendo que 14 delas já foram identificadas e uma ainda não.
O objetivo do evento que conta também com o apoio da Malha de Proteção ao Patrimônio Cultural é ampliar o conhecimento sobre o potencial de Candelária na área de paleontologia e mostrar o esforço que já foi realizado pelos voluntários para transformar a paleontologia em um instrumento de desenvolvimento do município. “A ideia é aproximar a ciência da comunidade e fortalecer o Museu no país”, comenta Rodrigues. A primeira edição do Candepaleo é aberta para a população.
OS CINODONTES
O município de Candelária possui uma das maiores diversidades de Cinodontes Triássicos do mundo. O grupo inclui animais de hábitos herbívoros, carnívoros, insetívoros e onívoros e atingiram tamanhos similares a um porco e de animais de pequeno e médio porte como cachorros e gambás. A espécie possuía grandes dentes caninos que eram usados para sua defesa contra outros animais. A partir deles, se originaram os mamíferos, ao final do Período Triássico.
Confira as espécies encontradas em Candelária:
> Aleodon cromptoni
> Bonacynodon schultzi
> Botucaraitherium belarminoi
> Brasilodon quadrangularis
> Candelariodon barberenai
> Charruodon tetracuspidatus
> Chiniquodon theotonicus
> Exaeretodon riograndensis
> Irajatherium hernandezi
> Luangwa sudamericana
> Massetognathus ochagavia
> Riograndia guaibensis
> Scalenodon ribeiroi
> Trucidocynodon riograndensis