
Com a proximidade do fim do ano letivo em Candelária, um novo processo está a caminho e que deve fazer os pais ou responsáveis ficarem atentos: os períodos de pré-matrícula, matrícula e rematrícula nas escolas municipais.
A secretaria municipal de Educação divulgou na última semana as datas da pré-matrícula das escolas do município, as quais deve ser realizada entre os dias 11 e 29 de novembro.
Para realizar a inscrição, os responsáveis deverão se encaminhar até as instituições de ensino, distribuídas entre as quatro escolas municipais de educação infantil (Emeis), cinco escolas polo, que são instituições que atendem da educação infantil ao nono ano; e ainda 12 escolas multisseriadas, localizadas no interior de Candelária.
Todas as matrículas deverão ser feitas diretamente na instituição de interesse, menos as multisseriadas, as quais terão de ser feitas no setor de Escrituração Escolar da secretaria de Educação, localizada na Rua Thompson Flores, 385, no Centro, junto à igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Candelária. As multisseriadas, inclusive, terão datas determinadas para serem feitas. (Confira mais abaixo o cronograma)
DOCUMENTAÇÃO
Obrigatoriamente, os pais deverão levar para fazer a pré-matrícula, a certidão de nascimento das crianças, carteira de vacinação, CPF, comprovante de residência no nome do responsável, histórico escolar (se houver para ingresso no ensino fundamental), cartão do bolsa família e o número de identificação social (Nis), que pode ser adquirido no setor responsável da secretaria de Assistência Social e Habitação, e em caso dos pais serem separados, levar o termo de tutela.
A responsável pelo setor, Adriela Cristine Machado, recomenda que para a inscrição, todos os documentos sejam levados originais com suas respectivas cópias. “Muitos pais chegam para a matrícula sem qualquer documento original, então é importante que chequem a lista, pois não é possível fazer a matrícula se não houver toda a documentação”, destaca.
INGRESSO
O ingresso na educação infantil e fundamental ainda deve ser realizado conforme a idade. No pré I, apenas podem ser inscritas crianças com idade entre 4 anos completos e 4 anos e 11 meses realizados até o dia 31 de março, já no pré II, apenas crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses, assim como no 1º ano do ensino fundamental, onde as crianças devem ter 6 anos completos até a data em questão. Todas as crianças nestas faixas etárias devem estar na escola, obrigatoriamente, como determina a recomendação do governo federal.
Crianças entre 4 meses e 3 anos e 11 meses, podem ser inscritas nas escolas de educação infantil, Zenith Heinze e Dona Tereza, porém a matrícula não é obrigatória. Elas serão divididas entre quatro níveis: nível I – 4 meses a 11 meses; Nível II – 1 ano a 1 ano e 11 meses; Nível III – 2 anos a 2 anos e 11 meses e Nível IV – 3 anos a 3 anos e 11 meses.
Adriela ainda ressalta a importância de se fazer a matrícula. “Hoje a matrícula é obrigatória a partir dos 4 anos, e muitos pais acreditam que ela não é tão necessária, mas na verdade é fundamental para o desenvolvimento da criança, para que haja inclusão e uma formação desde o início de sua vida”, explica.
ZONEAMENTO
A inscrição não obedece um critério de zoneamento específico, mas recomenda-se que os pais realizem a matrícula na escola mais próxima da sua residência ou região. Nada impede de que alguém que more no interior, tente vagas em escolas da cidade, porém, dependerá da disponibilidade de vagas para que se oficialize a inscrição.
SAIBA MAIS:
Confira a documentação necessária para pré-matrícula e matrículas novas na Educação Infantil/Pré-Escola e Ensino Fundamental. São exigidos os documentos originais e cópia:
>> Certidão de Nascimento da criança;
>> Histórico Escolar e Atestado de Transferência;
>> Carteira de Vacinação da criança, em dia;
>> CPF da criança;
>> Comprovante atualizado de endereço no nome do/a responsável legal;
>> Cartão do Bolsa Família do aluno (se for beneficiado) e cartão NIS;
>> Laudo médico para os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades e superdotação;
>> CPF e Cédula de Identidade (RG) dos pais ou responsável legal;
>> Termo de guarda ou responsabilidade legal, atualizado, em caso de pais separados.
CRONOGRAMA DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS:
Dias 11 a 14 de novembro
>> EMEF Max Sperling – Linha do Salso
>> EMEF Arnaldo Schilling – Linha Curitiba
>> EMEF Lauro Hintz – Linha Brasil
>> EMEF Duque de Caxias – Palmital
Dias 18 a 22 de novembro
>> EMEF Mário Vaz Ribeiro – Linha Palmeira
>> EMEF Rodolfo J. Gewehr – Travessão Schoenfeldt
>> EMEF Fábio dos Santos – Sesmaria do Pinhal
Dias 25 a 29 de novembro
>>EMEF Octacílio P. de Oliveira – Capão do Valo
>>EMEF Adelina M. Knewitz – Linha Boa Vista
>> EMEF Adolfo Karnopp – Picada Karnopp
>> EMEF Emílio Jacobi – Três Pinheiros