Inscrições para o Sisu acontecem nesta semana

Serão ofertadas 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades estaduais e federais de todo o país. 

0
Foto: Agência Brasil

As inscrições para o Sistema  de Seleção Unificada (Sisu) abre nesta terça-feira (22) e vão se estender até a próxima sexta-feira (25). Por meio do programa, os estudantes utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em instituições públicas.  Serão ofertadas 235,4 mil vagas distribuídas em 129 universidades estaduais e federais de todo o país.

Ao se inscrever, o estudante pode escolher até duas opções de cursos. Para conferir a lista de vagas disponíveis, basta acessar o site do programa, clicando neste link.  Há novidades neste ano. A principal delas é que se o candidato for selecionado em qualquer uma das duas opções não poderá participar da lista de espera. Antes, quem era selecionado na segunda opção ainda tinha chance de ser escolhido para o curso preferido. Nesse sentido, a orientação é escolher áreas que realmente goste e tenha interesse, a fim de evitar frustrações.

Com os resultados do Enem em mãos, o conselho é para os candidatos pesquisarem imediatamente as notas de corte de anos anteriores do curso e da instituição na qual desejam ingressar. Outra questão a ser analisada é a possibilidade de estudar em outra cidade.

O que são as notas de corte

O sistema do Sisu divulga diariamente as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Nada mais é do que uma estimativa baseada nos candidatos inscritos até agora. Embora os resultados não signifiquem a garantia da vaga, a informação pode ser utilizada para orientar a escolha da universidade, turno e região. É fundamental acompanhar sempre.

Cronograma do Sisu

22 a 25/01: Período de Inscrições;

28/01: Resultado da chamada regular;

28/01 a 04/02 : Prazo para participar da lista de espera;

30/01 a 04/02 : Matrículas dos selecionados – (Observar os horários das instituições);

A partir de 07/02: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

Com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui