O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá o seu resultado divulgado nesta segunda-feira (25) no site do programa. Será igualmente possível fazer a consulta nas instituições de ensino participantes. São ofertadas 100 mil vagas na modalidade juro zero e 450 mil na modalidade P-Fies. Ambas terão apenas uma chamada.
Quem for pré-selecionado para o juro zero deve complementar as suas informações no site do Fies. A contratação do financiamento somente será possível após a conclusão dessa etapa. O prazo começa nesta terça-feira (26) e vai até 7 de março. Os aprovados pelo P-Fies precisam verificar os procedimentos junto ao agente financeiro e universidade escolhidos.
Na modalidade juro zero, aqueles que não forem selecionados serão incluídos automaticamente na lista de espera. Esses estudantes devem acompanhar sua eventual pré-seleção do dia 27 de fevereiro a 10 de abril. O P-Fies não possui lista de espera.
Novo Fies
Desde que foi criado, o Fies possibilita aos estudantes o acesso às instituições privadas de ensino superior, por meio de um financiamento para viabilizar os estudos.
Com as recentes reformulações, o programa passou a oferecer duas alternativas. O juro zero é voltado para os estudantes com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Dessa forma, o aluno pagará as prestações do financiamento de acordo com o limite de renda. O P-Fies é voltado para quem tem renda familiar de até cinco salários mínimos.
Estão aptos a participar do programa todos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtiveram nota mínima de 450 pontos e não zeraram a redação.Os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou seja, aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade, podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.
Com informações da Agência Brasil