
Adolescentes, crianças, educadores e profissionais de diversas áreas estiveram reunidos na quarta-feira (21) para a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorreu no salão paroquial da Comunidade Católica de Candelária. O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciou pela parte da manhã e teve apresentações culturais e palestra com a pedagoga e conselheira tutelar do município de Gravataí, Janaína Lúcia Feijó. Ela falou sobre proteção dos jovens, diversidade e como enfrentar a violência. Conforme dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em 2017, foram realizadas 501 notificações de violência contra crianças e adolescentes.
Tanto que um dos cinco eixos discutidos na conferência foi como prevenir e enfrentar a violência. Entre os outros temas que nortearam a discussão estão a garantia direitos e políticas públicas integradas e inclusão social; orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; espaço de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A partir dos temas foram discutidas em grupos, diretrizes e ações públicas para serem aplicadas e assim garantir investimentos em assuntos que as crianças e adolescentes mais necessitam.
Entre as propostas levantadas estão o maior investimento no financiamento para programas sociais, projetos e serviços; capacitação para jovens, em especial aos rurais; investimento em capacitação de profissionais que atuam na rede de atendimento a crianças e adolescentes; conscientização da comunidade para doações ao fundo municipal, através do imposto de renda; entre outras. Ao final do evento foram eleitos quatro delegados que irão apresentar as propostas a nível estadual, no mês de junho do próximo ano. São eles: Gaziele Mahl (CMDCA); Márcia Maia (Conselho Tutelar); Maristela Rohfes (Creas) e Paola Roberta dos Santos (adolescentes).