Alunos, pais, professores e funcionários de seis escolas estaduais vão às urnas nesta terça-feira (27) para escolher as equipes diretivas que irão comandar os educandários nos próximos dois anos. A votação acontece desde as 8h da manhã e segue até às 21h nas escolas que possuem três turnos letivos. Nas que trabalham em apenas dois turnos o horário da votação pode variar, pois é definido de acordo com cada instituição.
Como nas escolas em que haverá votação em Candelária houve somente uma chapa inscrita, os alunos e professores terão que optar pela equipe candidata, votar em branco ou anular o voto. Para validar a eleição, é preciso que o pleito tenha quórum de 50% do número de professores e funcionários e 30% de pais e alunos matriculados na escola. A chapa precisa obter mais de 50% dos votos válidos para ser eleita.
Podem participar da eleição professores, funcionários, pais de alunos matriculados e estudantes com mais de 12 anos ou que estão cursando a partir do 5º ano. A chapa escolhida assume no início do próximo ano e permanece até o fim de 2020.
Sem chapas inscritas
Enquanto em seis escolas ocorre a votação, em pelo menos dois educandários não haverá movimentação de alunos, funcionários, pais e professores para escolha das novas equipes diretiva. É o caso da Escola Lepage e Francisco Hübner Filho. Em ambas, não houve interessados em concorrer ao pleito. Na Lepage, segunda maior do município, a atual diretora Edna Heberts encerra neste ano seus dois mandatos e não pode mais concorrer. E como não houve chapa inscrita não terá votação.
O mesmo acontece na Escola Francisco Hübner Filho, da Linha Brasil, onde não houve chapa inscrita para o pleito. O atual diretor, Ademir José Machado assumiu o cargo em maio, após aposentadoria do até então diretor, Bruno Karnopp. Sem eleição, caberá a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) nomear professores ou funcionários para ocupar o cargo de diretor na Francisco Hübner e de diretor e vices da manhã, tarde e noite na Escola Lepage. Isso deve ocorrer em dezembro.
Quem concorre:
>> Guia Lopes (chapa única)
Diretora: Ana Luiza Brandt
Vice da manhã: Elizangela da Cruz de Souza
Vice da tarde: Dulce Drescher
Vice da noite: Janifer Prade
Atual diretora: Solange Borstamnn (cumpri o primeiro mandato)
>> Lepage (não possui chapa inscrita)
Atual diretora: Edna Heberts (cumpriu dois mandatos)
>> Fábio Nackpar dos Santos (chapa única)
Diretora: Vera Maria Ellwanger
Vice da manhã: Débora Silveira Pereira
Vice da tarde: Josiane Pereira Paranhos
Atual diretora: Vera Maria Ellwanger (assumiu em julho)
>> Penedo (chapa única – reeleição)
Diretora: Magda Koepp
Vice da manhã: Mônica Beskow
Vice da tarde: Marli dos Santos
>> Cristo Rei (chapa única)
Diretora: Celi Maria Otto
Vice da manhã: Rosane Bernardy Rech
Atual diretora: Rosane Bernardy Rech (cumpre o primeiro mandato)
>> Dinarte (chapa única – reeleição)
Diretora: Mara Regina Steindorff
Vice da manhã: Jocelane Jappe Ruas
>> Eveline Fonseca de Oliveira (chapa única – reeleição)
Diretor: Arno Diovam Machado
>> Francisco Hübner (não possui chapa inscrita)
Atual diretor: Ademir José Machado (assumiu em maio)