Aula inaugural marca início das atividades da UAB em Candelária

Evento será realizado neste sábado (18), no auditório do Colégio Medianeira, a partir das 8h30

0
Marcia Ester Hoff está à frente da coordenação do Polo Presencial UA,em Candelária. Foto: Heloisa Corrêa/JC

Uma aula inaugural na manhã deste sábado (18) vai representar mais um grande passo para Candelária e a educação do povo candelariense. O evento, que será realizado no auditório do Colégio Medianeira a partir das 8h30, marcará o início das aulas do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFF). A graduação é totalmente gratuita, as aulas são à distância e é a primeira do Polo Presencial instalado no município, junto ao Colégio Medianeira.

A implantação de uma universidade federal em Candelária, segundo a coordenadora do Polo UAB local, Marcia Ester Hoff, é a conquista de um anseio antigo. Ela relembra que, desde 2013, há um movimento pró-universidade federal no município. “É a concretização de um sonho, que começou lá atrás”, comentou. Essa realização está sendo viabilizada por uma parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, que fornece recursos para a locação do espaço onde o Polo Funciona, junto ao Colégio Medianeira.

O projeto está previsto na lei 35/2019, aprovada pela Câmara de Vereadores e publicada pela Administração no último dia 3. O texto, entre outras coisas, regulamenta a escolha da equipe do Polo e das necessidades de professores e alunos. Além da coordenadora, por exemplo, a lei orienta que haja um tutor presencial à disposição dos alunos no local, durante 12 horas por semana. “A tutora vai tirar dúvidas que surgirem e também fazer o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos. As provas também são presenciais”, explicou.

A UAB é um sistema integrado de universidades públicas, que acolhe cursos voltados para a formação de professores, na modalidade EAD. Isto é, para haver um novo curso, é necessária uma parceria com uma instituição federal, como o IFF. Para Márcia, além dos benefícios relativos à formação profissional dos alunos, a universidade mostra que Candelária está crescendo. “A instituição coloca Candelária em uma vitrine, gerando conhecimento, fazendo com que mais pessoas conheçam a cidade”, pontuou.

FOCO EM LICENCIATURAS

O primeiro curso ofertado no Polo Presencial UAB Candelária é de Licenciatura em Matemática. A turma é composta por 40 alunos do município e outras cidades da região, selecionados através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a coordenadora local, Marcia Ester Hoff, já estão buscando parcerias com outras instituições federais para criar outros cursos. Ela destacou, no entanto, que serão todos voltados para a formação de professores, devido a uma diretriz da UAB. “Além das licenciaturas, vamos procurar por especializações na área da educação”, disse. Devido a realidade candelariense, um dos cursos mais desejados é Pedagogia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui