
O governo do Estado atualizará, no fim da tarde desta sexta-feira (24), a classificação das regiões no modelo de Distanciamento Controlado, que define, com base em 11 indicadores, a situação da covid-19 em 20 regiões do Rio Grande do Sul. A região de Santa Cruz do Sul (R28), que está classificada na bandeira laranja, por duas vezes seguidas conseguiu reverter a atribuição de bandeira vermelha feita pelo governo estadual.
Nas duas oportunidades a região teve piora em indicadores, principalmente no que diz respeito a capacidade de atendimento macrorregional dos Vales, que inclui as regiões de Lajeado e Cachoeira do Sul, que apresentou piora no número de mortes, casos confirmados, e na disponibilidade de leitos de UTI.
Nesta semana, a situação gera apreensão devido aos indicadores que estão semelhantes ao registrado na última semana. No Vale do Rio Pardo, apesar de a região estar com uma baixa taxa de internações, com 55%, o número de casos vem crescendo. Nos últimos sete dias, foram 141 novas confirmações em toda região, um total de 1.032 pacientes positivos desde o início da pandemia. Além disso, foram registrado três óbitos na semana.
Só em Candelária foram registrados 14 casos nos últimos cinco dias. 10 deles apenas nesta sexta. O que mais preocupa para uma nova mudança é a grande piora nos números do Rio Grande do Sul, que diariamente vem apresentando aumento no número de mortes e também no número de casos confirmados. Em relação à capacidade hospitalar, a situação gera alerta, pois 76% dos leitos de UTI do RS estão ocupados. Em algumas regiões, como a metropolitana, a ocupação chega à 80%, em Novo Hamburgo, 96%.