
O avanço da contaminação por Covid-19 fez com que o Ministério da Saúde antecipasse a vacinação contra a Influenza. Assim, a partir desta segunda-feira (23), idosos e trabalhadores da saúde poderão buscar a imunização contra a gripe. Esses dois primeiros grupos foram determinados como prioridade, pois as pessoas com mais de 60 anos integram o principal grupo de risco e os demais estão diretamente envolvidos no combate à pandemia. Os outros grupos terão até o dia 22 de maio para receber a dose.
Ao todo, são 4,8 mil idosos a serem vacinados em Candelária. Para garantir mais segurança a eles que tiverem interesse em fazer a vacina contra a gripe, a secretaria de Saúde está organizando um espaço isolado. Em uma sala ampla ao lado do Laboratório Candelária, os idosos vão poder receber a imunização sem entrar em contato direto com outras pessoas, infectadas ou não. “É nossa obrigação oferecer uma prevenção segura, pois estamos dizendo para não sair de casa, mas precisamos que venham fazer a vacina”, explanou a coordenadora da vigilância epidemiológica, Melissa Rathke. Não será oferecida imunização em domicílio.
É importante destacar que a vacina que combate a influenza não previne contra o Covid-19. Contudo, a ideia da antecipação da campanha é proteger a população da gripe e, assim, minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Os sintomas da gripe e do coronavírus são semelhantes e é justamente por isso que se faz necessário a prevenção.
SISTEMÁTICA
Em Candelária, o horário de atendimento para vacinação será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. A imunização será feita em três etapas, destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B). A estimativa de população total integrante de grupos de risco a ser vacinada é de 13,1 mil pessoas. Conforme a responsável pelo setor de imunizações, Franciele Schwantz, a meta é vacinar 90%.
No dia 9 de maio está previsto o Dia D de vacinação contra gripe. Até lá, é importante que as pessoas respeitem o cronograma, pois as doses estão chegando em quantidade exclusiva para cada grupo prioritário.
Outra atitude fundamental no período de vacinação é respeitar orientações como não se aglomerar e manter distância de, pelo menos, 1,5 metro. “É hora de ter paciência, porque vai ser um pouco diferente do normal. Vamos ter que nos higienizar a cada paciente, o que vai demorar um pouquinho”, explicou Franciele.
Calendário da campanha de vacinação
>> 1ª fase – 23/3 – Idosos e trabalhadores da saúde – 5,3 mil pessoas
>> 2ª fase – 16/04 – Professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento – 222 pessoas
>> 3ª fase – 9/5 – Crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e adultos de 55 a 59 anos – 7,5 mil pessoas