Vacinação contra a gripe está suspensa em Candelária

Campanha iniciou nessa segunda (23), mas foi interrompida pela falta das doses

0
Candelária já recebeu e distribuiu 2.880 doses de vacina contra gripe. Foto: Arquivo/JC

A exemplo do que aconteceu em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul, a busca dos idosos pela vacina contra a gripe fez com que os estoques ficassem vazios muito rápido em Candelária. A campanha começou na última segunda-feira (23) e nessa quinta-feira (26) já precisou ser interrompida por falta das doses. Até então, duas remessas chegaram à cidade, mas não foram suficientes para cobrir todo o grupo prioritário da primeira fase, composto por idosos e profissionais da saúde. A expectativa é de que um novo lote seja enviado pelo Ministério da Saúde na semana que vem.

Na largada da campanha de vacinação, foram disponibilizadas 1,8 mil doses em diversos pontos da cidade, além da unidade móvel que visitou o interior. Essas terminaram na manhã de terça-feira (24), o que fez com que muitos idosos se frustrassem com a ida aos postos de saúde, principalmente no espaço exclusivo para eles, organizado em uma sala ao lado do Laboratório Candelária. Na quarta-feira (25), no entanto, uma nova remessa, de 1.080 vacinas chegou. Porém, no fim do dia, restaram somente 300.

Em virtude do baixo número de doses disponíveis, a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, decidiu alterar o cronograma de vacinação. Isto é, o roteiro previsto para essa quinta e esta sexta-feira (27) foi cancelado. Já as vacinas que ainda estavam por ser aplicadas foram distribuídas para o espaço dos idosos, em frente ao Pam Central, e nos postos de saúde dos bairros Rincão Comprido, Ewaldo Prass e Marilene. Ao fim da tarde dessa quinta-feira, não sobrou nenhuma.

ENTENDA
A falta de vacinas atingiu todo o Rio Grande do Sul e, ainda, outros estados brasileiros. Isso aconteceu porque, em virtude da pandemia de coronavírus, o Ministério da Saúde optou por antecipar a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Com isso, os laboratórios não estavam completamente preparados, para cobrir toda a demanda dos grupos de risco. Aos municípios, estão chegando lotes fracionados.

Até o dia 15 de abril, somente idosos e trabalhadores da área da saúde podem se vacinar. No município, eles somam 5,3 mil pessoas. Com o total de 2.880 doses distribuídas, estima-se que 54% do público-alvo da primeira fase da campanha esteja imunizado.

Atenção

>> Apesar de não haver certeza sobre quando chega a nova remessa de vacinas, a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, orienta que os idosos moradores de localidades do interior de Candelária não venham para a cidade. O pedido vai ao encontro da ordem de isolamento social, que tem como objetivo evitar muita circulação e aglomeração de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui