Um dia de informação e lazer para os beneficiários do Bolsa Família

A atividade oportuniza o esclarecimento de dúvidas e momentos de integração

0
Palestra-show com Giovanni Mattiello foi um dos destaques do evento. Foto: Marcel Lovato/JC

O fortalecimento de vínculos e o acesso à informação. Esses foram os alicerces do 11° Seminário Municipal do Programa Bolsa Família e 4° Encontro das Famílias da Assistência Social. Ao longo desta quinta-feira (6), as atividades ocorreram no Salão Paroquial da Comunidade Católica de Candelária.

Durante a manhã, a programação contou com informativos do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. Representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação abordaram assuntos-chave e elucidaram as dúvidas mais frequentes. Uma das manifestações foi feita pela responsável pelo setor do Cadastro Único, Jocimara Bordignon.

Ela destaca que 1.350 famílias recebem o benefício do governo federal em Candelária. Outras 2.700 estão inscritas no Cadastro Único, que é mais abrangente, visto que permite a participação em diversos projetos sociais. Sobre o Bolsa Família, vale salientar que a atualização dos dados deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança, seja de endereço, estado civil, membro familiar, etc.

Logo após as explicações, foi realizada uma palestra-show com o músico e sociólogo Giovanni Mattiello, de Garibaldi. Ele iniciou sua apresentação com uma canção que dialogou com o tema da explanação: “Valores Humanos”. Na sequência, o profissional abordou assuntos contemporâneos como sociedade, consumo, mídia, comportamento e valores.

Atividades

Aos presentes, foi servido lanche no período matinal, seguido de almoço. As voluntárias do projeto Costurando Sonhos também expuseram seus trabalhos e foi reservado um espaço para pesagem dos beneficiários do Bolsa Família. No decorrer da tarde, aconteceu um momento cultural, seguido de sorteio de prêmios e confraternização musical entre todos os participantes.

A secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Marta Emmel, destacou a relevância do seminário: “É um evento consolidado, pois aproxima as famílias e proporciona que elas tomem conhecimento sobre o funcionamento do programa. Além das informações técnicas, é aberto um espaço para reflexões pertinentes sobre a nossa sociedade”, salientou. Marta completou que a realização é possível devido ao trabalho em conjunto das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

Compromisso

Para o prefeito Paulo Butzge (PSB), mais do que cumprir a cartilha do Bolsa Família, a realização do evento demonstra o comprometimento da atual administração com os cidadãos mais necessitados e que sempre precisam de uma atenção maior do poder público. Além disso, exalta o valor significativo que eles possuem no contexto econômico-social do município. Os eventos foram promovidos pela Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui