
Pelo segundo ano consecutivo UGF e Vila Real irão decidir o Campeonato Municipal de Futsal de Candelária. Em 40 anos de existência do certame, é a quarta vez que se repete uma final de forma consecutiva. As outras finais ocorreram entre Minuano x Musa Calçados (1983 e 1984), Bom Preço x Korpus (1994 e 1995) e Atlético x Marvados (2010 e 2011).
A classificação das duas equipes para a final foi obtida de forma suada e sofrida na noite desta sexta (16), válida pela rodada de volta da fase semifinal da competição disputada no Ginásio Municipal Walter Filter. No primeiro jogo se enfrentaram UGF/ Extreme x Semal. No primeiro jogo, a UGF havia vencido por 6 x 1 e jogava pelo empate. A Semal precisava da vitória e saiu na frente do placar com Ariel. A UGF reagiu e chegou ao empate ainda no primeiro tempo com Renan que aproveitou cobrança de escanteio, empatando em 1 a 1. No segundo tempo, os dois times alternaram chances de gols, mas pararam nos goleiros Bruno, da UGF e Eduardo, da Semal. Precisando vencer, a Semal apostou no goleiro linha no final e acabou castigada após um erro de passe no meio que Pedro Henrique aproveitou e com o gol vazio, fez 2 a 1, confirmando a suada classificação da UGF para a decisão. A Semal ainda teve um pênalti nos segundos finais que foi cobrado pelo goleiro Eduardo e que foi defendido pelo goleiro Bruno, da UGF.

Vila Real perde a invencibilidade, mas se classifica nos pênaltis
Após, ocorreu a segunda semifinal entre Vila Real x Posto Potrich/ On Digital. Em vantagem após ter vencido o primeiro jogo por 6 x 1, o Vila Real iniciou o jogo mais focado na marcação. Já o Posto Potrich teve a volta do goleiro Darlan e apenas seis jogadores de linha. Com uma marcação mais consistente, o Posto Potrich apostou nos contra-ataques e em uma das jogadas, o pivô Marquinhos foi derrubado na área, com a arbitragem assinalando pênalti. Na cobrança, Eder deslocou o goleiro Diego e fez 1 a 0 para o Posto Potrich.
O jogo seguiu equilibrado. O Vila Real tentou reagir, mas parou nas defesas de Darlan e na trave. Já o Posto Potrich conseguiu ampliar com o pivô Marquinhos, fazendo 2 a 0. Nos segundos finais, com uso do goleiro linha, o Vila Real descontou com Bilica. Nos segundos finais, o Posto Potrich perdeu Ederson, que acabou sendo expulso por reincidência de cartão amarelo, mas a partida terminou em 2 a 1 para o Posto Potrich no tempo normal, levando a decisão da vaga para a prorrogação.
Na prorrogação, aproveitando a vantagem de ter um jogador a mais, o Vila Real começou melhor e fez 1 a 0 com Iago. No segundo tempo da prorrogação, o Posto Potrich chegou ao empate com Catikoko, após tabela com Marquinhos, empatando a partida em 1 a 1, levando a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, brilhou a estrela do goleiro Diego Carvalho, do Vila Real, que defendeu as cobranças de Marquinhos e Tiago Rosa e contou com a sorte com a cobrança de Michel acertando o travessão. Já o Vila Real acertou com Iago, Argeu e Mikael e acabou vencendo por 3 a 1, se classificando para a decisão, que foi bastante comemorada pela equipe do Pinheiro junto com a sua torcida.
As finais entre UGF x Vila Real ocorrerão nos dias 23 e 30 de junho. Na preliminar ocorrerá as finais dos veteranos entre Olarias x Ewaldo Prass e do feminino entre Colégio Medianeira/ Flyboys x Lá Máfia.