Cerca de 65 quilômetro de trilha, poeira, desafios e aventura. É isso que vão encontrar os participantes da terceira edição do Trilhão do Botucaraí, evento organizado pelo grupo Trilheiros do Botucaraí, de Candelária, e que deve reunir ao menos 450 participantes de mais de 35 lugares do Estado. A atividade terá início neste sábado (15), no Parque de Eventos Itamar Vezentini, e se estende até o domingo (16), quando deve ocorrer o deslocamento dos participantes.
A concentração no primeiro dia do encontro segue no Parque de Eventos até a noite, quando será servido um “super carreteiro”, a partir das 20h. Após o jantar, a partir das 21h30, ocorrerá o já tradicional “Baile dos Trilheiros”, que neste ano terá a apresentação da Banda Geração 3, de Candelária, para animar e promover a integração entre os participantes do trilhão.

No domingo (24), logo cedo, por volta das 6h, será servido o café para os trilheiros e acompanhantes e às 7h45 será dada a largada, no Parque de Eventos, para o percurso, que deve percorrer as localidades de Rincão das Casas, Rincão dos Barreiros, Repetidora, Cerro Botucaraí, Sesmaria do Pinhal, Linha Boa Vista e Dátolo Ribeiro, até retornar ao Parque. São mais de 30 trilhas preparadas para o evento, todas elas com autorização dos proprietários das terras e bem demarcadas e sinalizadas pela organização.
Conforme o presidente do grupo organizador da festa, Mateus Dias Alberto, o objetivo do 3º Trilhão é promover a integração entre os amantes deste esporte. “Nosso grupo viajou o ano todo em mais de 35 eventos fazendo a divulgação e promovendo o Trilhão deste ano, e esperamos, mais do que vivenciar o esporte, promover um final de semana de integração entre amigos”, comentou.

O evento é aberto para o público prestigiar, e já conta com participantes confirmados de cidades como São Francisco de Assis, Bagé, Pelotas, Região Metropolitana e municípios da região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. “Estamos confiantes de que o evento supere o do ano passado”, salientou o presidente.
O 3º Trilhão do Botucaraí tem parceria com a Prefeitura de Candelária e também com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de patrocinadores e todos os integrantes do grupo, que não medem esforços para que a confraternização seja um sucesso.
Neste ano, uma novidade será a presença de uma ambulância com profissionais da saúde, contratada especialmente para a atividade, para fazer o atendimento em caso de acidentes mais graves.
PARTICIPAÇÃO
Interessados em participar ainda podem fazer sua inscrição no dia do Trilhão, ao custo de R$ 85,00, mas sem direito à camiseta oficial da competição, visto que as inscrições antecipadas já foram finalizadas.