TSE diplomará Jair Bolsonaro nesta segunda-feira

700 convidados são esperados na décima primeira diplomação conduzida pelo TSE

0
Bolsonaro teve as contas da campanha aprovadas na semana passada. Foto: Divulgação/JC

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e o vice Hamilton Mourão serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta segunda-feira (10). Para a cerimônia, que iniciará às 16 horas, foram enviados 700 convites e a expectativa é de casa cheia. Nos diplomas, consta a assinatura da presidente do TSE, ministra Rosa Weber. A magistrada abrirá a sessão e indicará dois ministros para conduzirem os eleitos ao plenário.

De acordo com a programação elaborada pelo tribunal, o presidente eleito e a ministra Rosa Weber farão pronunciamentos. Os convidados poderão acompanhar o evento no plenário e em dois auditórios do tribunal, que terão telões instalados para transmissão em tempo real. A cerimônia vai  ser exibida para todo o Brasil pela TV Justiça e pelo portal do TSE.

A diplomação é um momento fundamental para a pose dos candidatos eleitos e ocorre após a aprovação da prestação de contas da campanha pela Justiça Eleitoral. A movimentação financeira da campanha de Bolsonaro  obteve aprovação na última terça-feira, 4 de dezembro.

Segundo o TSE, a diplomação confirma que o político escolhido pelos eleitores cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto a exercer o mandato. Esta será a décima primeira diplomação conduzida pelo TSE.

O prazo para diplomação vai até o dia 19 de dezembro. Para os demais cargos – governadores dos 26 estados e do Distrito Federal, senadores, deputados federais, estaduais e distritais – a missão é dos tribunais regionais eleitorais de cada unidade da federação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui