
A noite da última quarta-feira (17) terminou em festa para os torcedores gremistas, que lotaram a Avenida Pereira Rego. A comemoração aconteceu depois da vitória do Grêmio sobre o Internacional, nos pênaltis, pela final do Gauchão, na Arena. No tempo normal, a partida terminou sem gols. Já nas penalidades, o tricolor fez 3 a 2 no Colorado.
O clássico 420 foi truncado, marcado por erros de passe das duas equipes e dificuldade de criar situações ofensivas. Aos 15 minutos do primeiro tempo, o Grêmio chegou a marcar, mas não valeu. A arbitragem confirmou o impedimento de André através da consulta do VAR. O jogo ficou paralisado por três minutos.
Ao longo de todo o jogo, o clima foi de tensão entre os jogadores da dupla Grenal. Tanto que o árbitro da partida, Jean Pierre Gonçales Lima, não poupou cartões amarelos. Somente no primeiro tempo foram pelo menos cinco advertências. No segundo tempo, chegou a expulsar o ídolo colorado D’alessandro, que estava no banco de reservas, e o técnico do Inter, Odair Helmann. O comandante colorado se recusou a sair e foi escoltado pela Brigada Militar.
A confusão, que deixou o jogo parado por quase 10 minutos,iniciou com a marcação de um pênalti controverso para a equipe gremista. Quem fez a cobrança foi o centroavante André. Ele bateu forte no canto esquerdo da goleira colorada, mas a bola parou em Marcelo Lomba.
Bicampeonato invicto
Com a conquista de mais uma edição do Campeonato Gaúcho, o Grêmio se tornou bicampeão consecutivo. Além disso, a equipe comandada por Renato Portaluppi venceu a competição estadual de forma invicta, o que não acontecia desde 1965. Ao longo de todo Gauchão 2019 foram 17 jogos, resultando em 11 vitórias e seis empates.