Temporais podem atingir o Rio Grande do Sul entre domingo e segunda

Existe a chance de chuva volumosa e acompanhada de granizo para Candelária

0
Alerta laranja do Inmet prevê um cenário meteorológico perigoso. Foto: Reprodução/Inmet

A Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) emitiu um alerta meteorológico para esse fim de semana e o começo da próxima. Há a possibilidade de chuvas fortes e temporais em praticamente todo o Rio Grande do Sul.

De acordo com o boletim, as precipitações expressivas deverão se concentrar nas regiões Sul, parte do Leste e Norte. Por conta da instabilidade e do calor na atmosfera, as descargas elétricas poderão ser intensas, assim como as rajadas de vento localmente fortes. Após a passagem da frente fria, os gaúchos sentirão uma queda nas temperaturas.

Neste sábado (23), o sol ainda toma conta do Estado e os termômetros seguem nas alturas, com máximas acima dos 32°C em praticamente todos os municípios. Em alguns, até próximo dos 40°C, caso de Candelária. A instabilidade que provocou eventos climáticos severos na Argentina e no Uruguai chega até o fim do dia nas áreas próximas das fronteiras.

Com o passar das horas no domingo (24), a chuva avançará rapidamente pelo Estado. Pancadas fortes acompanhadas de granizo poderão acontecer em áreas isoladas. Na segunda-feira (25), o tempo, aos poucas, começará a melhorar, mas ainda estará feio na maioria das cidades. Devido às chuvas fortes, a Sema destaca que os rios das bacias hidrográficas do Alto Uruguai, Guaíba, Jacuí, Sinos, Caí, Gravataí e Taquari-Antas poderão subir no decorrer dos próximos dias.

A respeito da previsão do Tempo, outros sites como Climatempo, Somar e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçam o alerta. O Inmet, inclusive, afirma que Candelária corre o risco de ser atingida por trovoadas, altas precipitações e granizo. Portanto, é importante ficar ligado e se proteger caso o cenário se confirme.

Por enquanto, o panorama da próxima semana indica pouca presença de sol e uma trégua no calor. As temperaturas serão de Outono, com mínimas abaixo dos 20°C e máximas inferiores aos 30°C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui