A Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) emitiu um boletim meteorológico nesta quinta-feira (4) no qual alerta para o avanço de uma frente fria pelo território gaúcho. Por causa do calor e da umidade presentes na atmosfera, a combinação poderá provocar temporais com grandes acumulados em um curto período, trovoadas, ventanias e granizo isolado em todas as regiões até o fim da noite. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o grau de severidade como perigo.
Com o passar das horas, o risco para a ocorrência de eventos preocupantes tende a diminuir. Durante a madrugada desta sexta-feira (5), as temperaturas começarão a diminuir porque haverá uma mudança na direção do vento. Eles passarão a soprar do quadrante sul, conhecida por proporcionar um refresco.
Um pouco de tudo
A semana terminará com chuvas a qualquer hora e acumulados expressivos em municípios da metade norte gaúcha. Por outro lado, a fronteira oeste e a região da Campanha deverão registrar uma alternância de sol e nuvens por conta do ingresso de uma massa de ar seco e fria. Assim, o clima típico de Outono tomará conta do Rio Grande do Sul até sábado (6). Neste dia, a previsão não deve se alterar.
Para Candelária, a maior probabilidade é que hajam pancadas de chuva alternadas com céu encoberto. As temperaturas deverão variar entre 17°C e 24°C. Está prevista uma melhora a partir do início da próxima semana.