As altas constantes no valor da fatura de energia elétrica estão fazendo com que aumente também a procura por energias alternativas. Candelária conta, agora, com um espaço exclusivamente voltado à energia fotovoltaica. É a Solar Inove, que está localizada na Avenida Júlio de Castilhos, 968, no Centro. Por lá, os representantes da empresa Alan Doebber e Ariel Haubert apresentam produtos e opções para a produção de energia solar, além de esclarecer dúvidas e mostrar as vantagens desse sistema.
De acordo com Doebber, a energia solar está se popularizando, mas ainda há ausência de informação transparente a quem procura pelo serviço. “Já trabalhamos com os geradores de energia fotovoltaicos há cerca de quatro anos, comercializando em Candelária e outros municípios da região. Agora, com uma filial da empresa em Candelária, os clientes poderão identificar os diferenciais entre os produtos, esclarecer dúvidas e verificar como o sistema funciona”, explicou.
Atualmente, são mais de 100 geradores instalados em Candelária e região, entre projetos residenciais e comerciais. Na filial, há um monitor onde são demonstrados os dados da produção de cada um. O objetivo é que o cliente e a equipe da Solar Inove possam acompanhar o desempenho e verificar se está compatível com as projeções feitas antes da implantação do sistema. “Vale observar que são estimativas, mas dimensionadas conforme a irradiação do local, temos um percentual de acerto bem próximo do estimado, procurando sempre manter de acordo com o que foi projetado”, disse.
Nesse sentido, Haubert destaca a importância da personalização de cada projeto.
Conheça o espaço
Para os interessados em conhecer a Solar Inove e fazer um orçamento, é importante levar consigo a última fatura de energia elétrica. O motivo é a necessidade de analisar o consumo do cliente e elaborar um projeto personalizado.
Depois disso, ainda será necessária uma visita da equipe à propriedade, para fazer uma análise da melhor opção para a orientação solar, além de identificar elementos que podem reduzir e causar interferência na produção. “São cuidados que temos para que não haja surpresas desagradáveis depois de concluído o projeto”, pontuou Doebber. Todo o processo, da venda até o projeto aprovado junto a distribuidora de energia elétrica, leva entre 30 e 60 dias para ser concluído.

É o futuro? Não, é o presente
Especialistas afirmam que a energia solar pode se tornar uma das principais fontes de energia do futuro. E qualquer residência, prédio, estabelecimento comercial ou indústria pode aderir à produção fotovoltaica. Para expandir ainda mais o acesso a essa inovação, há disponíveis várias linhas de crédito para financiamento do projeto em até dez anos.
A filial da Solar Inove é exclusivamente voltada para a energia fotovoltaica, com uma equipe que auxilia em todas as etapas do projeto, inclusive na aquisição de crédito. “Estamos trazendo a solidez, e a credibilidade da Solar Inove, que tem sede em Tubarão, Santa Catarina, para perto dos nossos clientes”, comentou Haubert.
O retorno do investimento é diferente para cada cliente, mas fica em torno de cinco anos, onde além de abater sua fatura, o cliente ainda poderá utilizar os créditos excedentes em outras unidades consumidoras, para isso é necessário ter a mesma titularidade e da mesma distribuidora de energia.
Principais vantagens
- Redução do valor da conta de energia em até 95%;
- Rápido retorno do investimento;
- Energia limpa, renovável e infinita;
- Baixa manutenção;
- Não interfere na a rede já instalada;
- Vida útil dos módulos de no mínimo 25 anos.