Sindicato Rural busca novos produtores para Programa Juntos para Competir

0
José Emmel, Fabiana de Freitas e Carlos Alberto Roos destacam os ótimos resultados do Programa Juntos para Competir na área de bovino de corte em Candelária - Crédito: Tiago Mairo Garcia

Uma iniciativa que deu certo e que já colhe ótimos resultados. Desenvolvido há quatro anos com produtores de bovino de corte em Candelária, o Programa Juntos para Competir, realizado através de uma parceria firmada entre Senar-RS, Sebrae e Sindicato Rural, já projeta expandir o trabalho com a formação de uma nova turma envolvendo produtores de Candelária, Cerro Branco, Novo Cabrais e Paraíso do Sul.

Em Candelária, o programa iniciou há quatro anos com conteúdo de boas práticas agropecuárias para bovino de corte, que já foi finalizado e dado sequência na turma com outras técnicas de especialização na área para produtores de 10 propriedades participantes. A consultora setorial do Programa Juntos para Competir, Fabiana Kellermann de Freitas, destaca que são desenvolvidos projetos de dois a três anos onde apresenta técnicas visando agregar melhorias de produção, gestão, comercialização e associativismo em grupo. “Como as propriedades são próximas, temos a facilidade de enxergar o manejo realizado. Os resultados têm sido muito bons e que refletem em bons negócios para os produtores”, frisou a consultora.

O produtor Carlos Alberto Roos, que participa desde o início do projeto, salienta que conseguiu melhorar o índice de produtividade em seu rebanho bovino. “Hoje em dia temos que produzir mais com o que já temos a disposição e o programa ensina como fazer para que as propriedades tenham a aptidão e possam ter  sustento buscando produzir mais sem a necessidade de expandir”, destacou. Ele também salienta as técnicas de prevenção contra intempéries climáticas, como períodos de estiagem, para manter a boa produtividade. “O Programa oportuniza aprender a buscar meios de se prevenir com planejamento e ações para manter a produção nestas situações”, frisou o produtor.

Devido a pandemia, as consultorias estão sendo realizadas de forma individualizada. No futuro, a consultora confirmou que pretende retomar os encontros em grupo. “Meta é retomar as reuniões para os produtores trocarem experiências e realizarem dias de campo para ver o manejo que está sendo feito dentro de cada propriedade”, frisou. Além de Candelária, o projeto de bovinocultura de corte também conta com grupos formados em General Câmara e Rio Pardo.

NOVA TURMA

Conforme José Emmel, presidente do Sindicato Rural de Candelária, o programa foi renovado no início de 2021 em contrato de parceria firmado entre as entidades, com o atual projeto se estendendo até dezembro de 2022. O presidente confirmou que está em andamento uma mobilização para formar uma nova turma de bovino de corte com o objetivo de reunir produtores de Novo Cabrais, Cerro Branco e Paraíso do Sul, municípios que tem abrangência do Sindicato Rural através de programas desenvolvidos em parceria com o Senar-RS para o próximo ano. “A ideia é que os municípios indiquem o maior número de produtores para que se regionalize e a gente consiga contemplar com o programa. É um passo maior com o objetivo de oportunizar o conhecimento aos produtores”, destacou o presidente, salientando que nos meses de julho e agosto é feita a programação dos novos projetos do programa para 2022. Através da regional, o Programa Juntos para Competir também oferece projetos de bovinocultura, psicultura, apicultura e horticultura. “O objetivo do programa é desenvolver as cadeias do agronegócio gaúcho focando em ações ligadas a produção, gestão e comercialização”, finalizou a consultora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here