Sicredi lança linha de crédito especial para melhorar irrigação e reservas de água

Interessados devem procurar as agências do Sicredi para obter informações mais detalhadas

0
Gado de leite e corte sofrem quando a estiagem atinge as reservas de água nas propriedades rurais. (Foto: Divulgação/JC)

A estiagem dos últimos dois anos e o comportamento irregular das chuvas vem trazendo preocupação (e prejuízos) aos pequenos, médios e grandes produtores rurais da região. O problema atinge agricultura e pecuária, desde o pequeno produtor de fumo até o grande criador de gado. Por vezes, falta água até para matar a sede de animais.

Essa preocupação não é exclusiva dos produtores. O Sicredi, um dos maiores agentes de desenvolvimento econômico da região Centro Serra, vem acompanhando de perto e sentindo os reflexos que a falta de água causa aos negócios de seus associados. Por isso, a cooperativa lançou recentemente um programa de linhas de crédito para melhorar a capacidade de irrigação e armazenagem de água nas propriedades rurais.

“Queremos apoiar a implantação de novos projetos de irrigação, construção ou reforma de açudes, captação de água da chuva através de cisternas, para dar maior segurança e equilíbrio econômico aos nossos associados”, justifica o diretor executivo da cooperativa, Dilamar Rusch.

Dilamar: equilíbrio econômico dos associados

Além de favorecer o mercado de grãos, carne e tabaco da região, o programa está alinhado à missão da cooperativa, de melhorar a qualidade de vida das comunidades e agregar renda para seus associados. 

FINALIDADES

A concessão de crédito para implantação dos projetos de irrigação terá recursos oficiais do governo federal e também contará com linhas próprias da cooperativa com até 10 anos para pagar. Nessa segunda opção, a formalística poderá ser mais flexível, sem desrespeitar as exigências mínimas ambientais para estes tipos de projetos. Os escritórios de assistência técnica (Astec) da região foram orientados, em reunião à distância, sobre todas as regras do programa e estão habilitados a orientar e auxiliar os associados na elaboração dos projetos.

Entre as finalidades do programa especial de linhas de crédito para irrigação e armazenagem de água estão a construção de açudes, de barragens, de cisternas para captação da água de chuva, de açudes para dessedentação de animais e financiamento de sistemas de irrigação para lavouras, inclusive lavouras de fumo. 

Os associados interessados devem procurar as agências do Sicredi Centro Serra para obter informações mais detalhadas sobre o programa, como taxas, prazos e documentação. Também é possível entrar em contato pelo whatsapp (51) 3358-4770. O atendimento é feito pelos colaboradores das próprias agências. 

Sistemas de irrigação podem trazer mais tranquilidade aos agricultores

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here