
Os últimos dias foram de alegria para a rede municipal de ensino de Candelária. Entre sábado (3) e quarta-feira (7), duas escolas tiveram inauguração de melhorias. Na manhã de quarta-feira, autoridades foram até a Escola Municipal de Ensino Fundamental Christiano Afonso Graeff, no Bairro Ewaldo Prass, para conhecer o resultado da revitalização do laboratório de informática.
A renovação dos equipamentos teve como objetivo a melhora da condição de estudo dos alunos. Para tanto, foram reciclados computadores sem utilidade nas repartições público-administrativos, que são preciosidades nas mãos das crianças. Nas máquinas, foram instalados o sistema Linux, que é voltado à educação. Aliado a isso, foi instalado internet de fibra ótica, com 10 MB. No total, são 15 novos computadores que poderão atender até 30 alunos por turno.
Já no sábado (3), foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Max Sperling, da localidade de Linha do Salso, inaugurar a reforma da cobertura e da ampliação do espaço. A obra foi realizada com valores de repasse da Câmara de Vereadores, que serviram para aquisição de material, e com a mão de obra do Conselho de Pais e Mestres (CPM) e outros grupos organizados da localidade.
A necessidade da reforma surgiu com a reativação da Escola Max Sperling, fechada em 2013, em virtude do baixo número de alunos. No ano passado, porém, houve a obrigatoriedade de atender os alunos de pré-escola. No total, são 21 alunos, de 4 e 5 anos, das localidades de Linha do Salso, Arroio Grande, Alto Passa Sete, Vila Passa Sete, Linha Travessão e Arroio Bonito.